Uma reunião entre o executivo da Câmara de Beja e alguns dos grupos políticos presentes na Assembleia Municipal decorreu na quarta-feira passada, em mais uma etapa do trabalho de preparação do próximo Orçamento Municipal e das Grandes Opções do Plano para 2013.
Na reunião, estiveram presentes os representantes do Partido Socialista e do Bloco de Esquerda, sendo que a CDU e o PSD, bem como o presidente da Assembleia Municipal, não compareceram.
Segundo a autarquia, foram apresentados os elementos principais do documento, que visam a melhoria da qualidade de vida, a requalificação urbana na cidade e nas freguesias rurais, coesão social, aceleração económica, dinamização de eventos de promoção dos produtos e riquezas do concelho, participação dos cidadãos na gestão municipal e desburocratização da Câmara de Beja.
Esta reunião teve por objetivo ouvir as forças políticas representadas na Assembleia Municipal sobre o orçamento e receber sugestões com vista a eventuais ajustes e melhorias da proposta a apresentar.
O executivo municipal de Beja, presidido pelo socialista Jorge Pulido Valente, afirma que o seu objetivo é que o documento seja aprovado em reunião de Câmara na primeira quinzena de novembro e possa ir a Assembleia Municipal durante o mês de dezembro.
Salienta ainda que «este será um orçamento “reduzido”, mas ajustado aos tempos atuais».
O Orçamento Municipal do ano em curso foi aprovado com muita dificuldade, já em fevereiro, depois de várias questões terem dividido a Assembleia Municipal. Em causa esteve, sobretudo, a transferência de verbas para as freguesias, que foi contestada pela CDU.