Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

fragmento_1“Fragmento” é o nome da exposição de escultura de Sara Navarro, que pode ser vista até 1 de Fevereiro na Igreja do Castelo de Castro Marim. A mostra pode ser vista todos os dias, entre as 09h00 e as 17h00.

“Fragmento” responde ao fascínio da artista pelos fragmentos arqueológicos vindos de sociedades extintas e enigmáticas.

«Os fragmentos, como parte incompleta de um todo perdido, definem-se, formalmente, tanto em termos de presença como de ausência. Como índex de algo perdido, eles incorporam o poder do todo ausente, presentificam-no. Enquanto vestígios, são reverberadores da forma como o passado persiste no presente.”, refere Sara Navarro sobre a exposição. Num salto entre milénios, que parte de uma atração pelas origens, a artista faz uma conexão entre os processos criativos dos objetos cerâmicos mais “arcaicos” ou remotos e a criação contemporânea. As suas esculturas evocam a arte e a cultura de outros lugares e de outros tempos, algo que desperta os ecos de uma terra antiga», salienta a escultora.

Com a presença da vice-presidente da Câmara Filomena Sintra, que elogiou o trabalho da autora e sublinhou a riqueza patrimonial do concelho castromarinense, a inauguração contou também com uma sucinta apresentação do trabalho de investigação de doutoramento de Sara Navarro – “Escultura, Arqueologia e Museus: Transfigurações e medições contemporâneas”, apresentado na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, durante o corrente ano de 2014.

fragmento_2Sara Navarro, doutorada em Belas-Artes Escultura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, desenvolve a sua atividade entre o ensino, a investigação e a prática artística.

Desde 2005, é professora assistente do Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes, em Portimão.

Atualmente desenvolve dinâmicas de trabalho ligadas à relação entre Arte e Ciência no âmbito do seu trabalho no Centro de Ciência Viva de Lagos.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

“Tributo ao Povo” motiva Encontro Etnográfico Amendoeiras em Flor em Altura

As ruas do centro de Altura (Castro Marim) recebem no dia 29 de Julho,

Sul Informação

Quer participar num filme promocional sobre o Baixo Guadiana? Casting está aberto

O casting para um filme de divulgação do território do Baixo Guadiana (Alcoutim, Castro

Sul Informação

Já começaram obras no Largo de Tributo a Paco de Lucía, em Monte Francisco

As obras de requalificação do Largo Manuel Gomes – Tributo a Paco de Lucía,