Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A exposição de Otelo Fabião “Interface Makonde” – Construções sobre algumas fotografias do povo Maconde de Manuel Viegas Guerreiro, vai estar patente na Galeria de Arte do Convento Espírito Santo, em Loulé, de 12 de janeiro a 30 de março.

Com curadoria de Nuno Faria, esta exposição marca o encontro entre os imaginários de dois algarvios do mundo, dois nómadas do pensamento: Manuel Viegas Guerreiro, natural de Querença, proeminente etnólogo e antropólogo português, cujo trabalho de campo em Moçambique junto do povo Maconde se constitui como pano de fundo desta exposição, e Otelo Fabião, artista contemporâneo, natural de Loulé, baseado entre Loulé e Londres, cujo trabalho, ativado por uma atenta e intensa recolha de objetos encontrados na prática do quotidiano, circula livremente entre o objeto, o desenho, a escultura, a escrita, a deriva, etc.

No espaço da Galeria do Convento do Espírito Santo, entram em diálogo as fotografias a preto e branco de Manuel Viegas Guerreiro, prolongamento visual dos cadernos de campo que consubstanciavam as incursões ao lugar dos Maconde, e os objetos, desenhos e documentos de Otelo Fabião, que constituem um sobrevoo sensorial, objetual e intelectual ao universo dos Maconde e de um conjunto de questões operativas relacionadas com a aproximação ao outro, ao distante, ao estranho. História, utopia, tempo linear versus tempo circular, forma versus energia, crença, mito, ritual, transformação, metamorfose, vida e morte, são alguns dos temas convocados pelo trabalho de Otelo Fabião.

Em período de celebração do centenário do nascimento de Manuel Viegas Guerreiro, espera-se que esta exposição nos ilumine acerca da contemporaneidade do trabalho do etnólogo português e a utilidade que podem ter para as gerações atuais e vindouras.

A exposição inaugura às 19h00. O horário de visita é o seguinte: de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 17h30, e ao sábado, das 9h00 às 16h00.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Festival MED arranca esta quinta-feira para agitar o Centro Histórico de Loulé

Está tudo a postos para o arranque do 14º Festival MED que, entre esta

Sul Informação

Cinema, poesia e exposições também fazem 14ª edição do MED

Cinema, poesia do mundo, ou uma exposição de fotografia de Vítor Pina são algumas

Sul Informação

As “passinhas do Algarve” na seca de 1875, ou o retrato social e económico da região – Loulé e Tavira

Numa altura em que a seca se agrava em Portugal continental, com cerca de