“Fábrica Miranda – Reavivar Memórias”, um edifício marcante na história da vila e do concelho de Odemira, é o mote das celebrações do Dia Internacional de Monumentos e Sítios neste município, no dia 12 de abril. Esta iniciativa insere-se na programação das Comemorações do 25 de abril em Odemira.
No dia 12 de abril, sábado, às 15h00, as portas da antiga fábrica da Moagem Miranda Lda abrem-se para receber uma tertúlia sobre a sua história, impacto na vila e a atividade industrial da moagem de cereais no concelho.
A iniciativa contará com a presença de vários antigos trabalhadores da moagem e do historiador António Martins Quaresma. A participação será livre.
O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, assinalado 18 de abril, foi criado pelo ICOMOS em 1982 e aprovado pela UNESCO no ano seguinte. Esta comemoração tem como objetivo sensibilizar os cidadãos para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para o esforço envolvido na sua proteção e valorização.
A Direção-Geral do Património Cultural, em colaboração com o ICOMOS Portugal, promove a divulgação do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, convidando as entidades públicas e privadas a associarem-se a esta comemoração e a promover eventos abertos ao público, este ano dedicados ao tema “Lugares de Memória”.