Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

faceco_4«O concelho de Odemira tem um dos mais baixos níveis de desemprego do Alentejo. Isso torna-nos felizes, mas não nos dá descanso. Enquanto houver um desempregado continuaremos a trabalhar». As palavras são de José Alberto Guerreiro, presidente da Câmara de Odemira, durante a inauguração, na tarde desta sexta-feira, da FACECO – Feira das Atividades Culturais e Económicas do Concelho.

O autarca salientou que a FACECO é «motivo de orgulho e é a nossa principal feira, junta aqui quase todas as nossas potencialidades» – do artesanato, comércio, turismo, agricultura, pecuária, floresta, cultura, associações – mostrando o «território diversificado» que é o maior concelho do país.

José Alberto Guerreiro sublinhou ainda a recente apresentação do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Alentejo Litoral 2014-2020, na segunda-feira, nas Ruínas de Miróbriga, em Santiago do Cacém, sublinhando a importância do trabalho das comunidades intermunicipais.

faceco_3Durante uma demorada visita à feira, que contou com a presença do vizinho edil de Aljezur (José Amarelinho), do deputado Pita Ameixa, de André Matoso, presidente da Sociedade Polis Litoral Sudoeste, de João Alves, do ICNF, e de outros autarcas, responsáveis de organismos públicos, empresários e técnicos, o autarca odemirense fez questão de referir a ausência «de qualquer membro do Governo». E não foi por falta de convite, garantiu. «Já no ano passado não tivemos cá nenhum membro do Governo. Este ano, convidámos o secretário de Estado da Agricultura, que confirmou, mas hoje, ao meio dia, informou-nos que não podia estar presente “por imperativos de agenda”». «No próximo ano voltaremos a tentar», ironizou o autarca alentejano

Visita que não faltou hoje na FACECO foi a da ASAE. «Tivemos também a visita de entidades fiscalizadoras, que não se esqueceram da nossa feira», disse ainda José Alberto Guerreiro.

 

Todo o concelho de Odemira numa só feira

faceco_1A FACECO é a montra das capacidades do território odemirense, patentes nas diversas atividades económicas, sociais e culturais, representadas por cerca de 200 expositores.

O Pavilhão de Artesanato reúne dezenas de artesãos do concelho a trabalhar ao vivo e mostrar as mais genuínas tradições locais.

No Pavilhão das Empresas é dado especial atenção ao turismo e ao projeto “Odemira BTT”, que irá implementar 1.200 quilómetros de percursos de BTT georreferenciados e assim criar a maior rede de BTT do país.

No Pavilhão dos Produtos Locais, o visitante pode encontrar os melhores sabores de Odemira: medronho, queijo, mel, enchidos, compotas e muitos petiscos.

Ao nível municipal são apresentadas as Políticas Municipais de Empreendedorismo, com destaque para o programa Municipal de Empreendedorismo e Emprego “Odemira Empreende”.

O Pavilhão das Políticas Sociais de Odemira mostra as estratégias e projetos municipais neste sector, com a participação das diversas instituições particulares de solidariedade social.

Destaque ainda para o espaço Crédito Agrícola, com vários momentos de apresentação e debates.

 

Concursos e exposições nacionais de várias raças

faceco_2A presença do setor pecuário será mais uma vez bastante forte, com a realização do 26º Concurso Nacional da Raça Bovina Limousine, 11º Concurso Regional da Raça Bovina Holstein Frísia e 19º Concurso Regional da Cabra Charnequeira.

Será também promovido o 15º Concurso de Mel.

A FACECO será igualmente espaço para debate. Amanhã, sábado, 19 de julho, às 14h00, debate-se a “Aguardente de medronho – um produto a valorizar”.

 

Virgem Suta e animação constante

A animação do recinto e os espetáculos voltam a ser ponto forte da FACECO, este ano com as atuações de Adiafa (sexta), Virgem Suta (sábado) e Campaniça Trio (domingo).

Muitas atividades para todos os públicos, com teatro, música tradicional, dança e desporto compõem o programa, com especial destaque para um verdadeiro parque de diversões especialmente dedicado aos mais novos.

 

Clique aqui para ver todas as fotos da FACECO.

 

 

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

220 avós e netos de Odemira vão visitar o Oceanário de Lisboa

O Dia Mundial dos Avós, que se assinala a 26 de Julho, vai assinalado

Sul Informação

Odemirenses apresentaram 21 propostas ao Orçamento Participativo

A população do concelho de Odemira apresentou 21 propostas ao Orçamento Participativo. As sugestões

Sul Informação

Jantar solidário reúne empresas e entidades de Odemira

Um jantar, que vai reunir empresas e entidades relacionadas com a economia social no