José Marciano Nobre, antigo presidente da Câmara Municipal de Faro na década de 80, faleceu esta manhã, aos 87 anos, vítima de doença prolongada.
Marciano Nobre, nascido em Tavira a 5 de Junho de 1927, foi vereador a tempo inteiro da autarquia farense, entre 1976 e 1979, eleito pelo PSD, cuja lista encabeçou nas primeiras eleições democráticas para os Órgãos Autárquicos.
Nas eleições de 16 de Dezembro de 1979, voltou a ser o cabeça de lista indicado por aquele partido, tendo sido eleito presidente da Câmara Municipal de Faro, cargo que exerceu de 1980 a 1982.
Segundo nota do PSD farense, Marciano Nobre «operou, em circunstâncias muito difíceis, uma obra valorosa em prol do desenvolvimento e afirmação do concelho que ainda hoje subsiste».
Engenheiro civil de formação, foi também presidente do Rotary Clube de Faro no biénio 1973/1974, bem como comandante dos Bombeiros Municipais.
Quanto à sua carreira profissional, grande parte dela foi dedicada à autarquia farense, onde exerceu funções técnicas no Departamento de Obras, como técnico e Chefe da Secção Técnica (1968-1971).
Além disso, Marciano Nobre, que iniciou a sua carreira na Direção Hidráulica do Guadiana, passou pela atividade privada em firmas de prestígio e de grande importância para o Turismo e para o Algarve.
Em 1995, foi distinguido com a Medalha de Mérito Grau Ouro atribuída pela Câmara farense.
O funeral tem lugar amanhã, dia 5 de Novembro,no Cemitério da Boa Esperança, em Faro, após celebração de missa de corpo presente pelas 10h30 na Igreja do Pé da Cruz.
O corpo de José Marciano Nobre estará a partir desta tarde em câmara ardente na Igreja do Pé da Cruz.
O Município de Faro, que apresenta as suas condolências à família deste ilustre cidadão do concelho, vai também colocar a bandeira a meia haste.