Cinco banhistas estrangeiros foram ontem, ao fim da tarde, salvos de se afogarem em praias do litoral de Vila do Bispo.
O primeiro caso deu-se numa zona de mar entre as praias do Castelejo e Cordoama, cerca das 17h50, quando uma mulher e três filhos, todos de nacionalidade austríaca, foram apanhados por um agueiro e arrastados, acabando por ser retirados da água em situação de pré-afogamento.
Todos foram transportados para o Hospital de Portimão com vida, mas a mãe, de 52 anos, encontrava-se em estado crítico.
O Sul Informação apurou que as vítimas foram resgatadas da água pelos nadadores salvadores das duas praias e pelo bombeiro Vando Gonçalves, que estava perto do local.
Os quatro elementos da família de turistas foram estabilizadas no local pela equipa do INEM, que enviou para o local a SIV de Lagos e a VMER de Portimão, com o apoio dos Bombeiros da Vila do Bispo e de uma ambulância de apoio dos Bombeiros de Lagos. A Polícia Marítima coordenou as operações no local.
O outro caso envolveu um jovem banhista espanhol, de 25 anos, que estava a nadar a cerca de 200 metros da praia, quando teve um problema grave num ombro.
Como não foi possível resgatá-lo a partir de terra, foi o salva-vidas de Sagres que acabou por ser enviado para socorrer o nadador. Transportado para o porto da Baleeira, foi depois levado pelos Bombeiros de Vila do Bispo para o hospital de Portimão.