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O Turismo Criativo está em expansão, na cidade de Faro, e a Câmara farense quer dar uma ajuda ao crescimento deste nicho. Para isso, aderiu ao projeto Europeu Creatour, que apoiará «a implementação e afirmação de cinco ateliers de trabalho» no concelho, segundo a edilidade.

«A autarquia está convicta que daqui poderão sair potenciais projetos para serem acompanhados por esta iniciativa europeia, e a partir dos quais será possível reforçar a notoriedade e promoção a nível regional, nacional e europeu de Faro», acrescentou.

O projeto Creatour, financiado pelo Programa de Actividades Conjuntas (PAC) do Portugal 2020, através do COMPETE 2020, POR Lisboa, POR Algarve e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, foi apresentado durante «mais uma reunião de reflexão e organização para a promoção destas novas atividades ligadas ao Turismo Criativo», organizada pela autarquia.

Esta área do turismo é vista pela autarquia farense como sendo de grande potencial, já que está a «relançar o peso de setores económicos farenses mais antigos, ligados às tradições, produtos e valores locais».

«Hoje, quem nos visita, tem ao seu dispor a possibilidade de confecionar as famosas cataplanas algarvias, colaborar na preparação de provas de bebidas, mas também de frequentar ateliers de produção de peças de artesanato algarvio ou ainda de experimentar algumas das práticas ancestrais de produção ou preparação alimentar», enquadrou a Câmara de Faro.

«A aposta da autarquia no Turismo Criativo é também o resultado de um trabalho de acompanhamento e análise que tem sido efetuado no sentido de avaliar as preferências e interesses dos turistas que permanecem no nosso município durante dois ou mais dias, considerados como o principal público-alvo para estas atividades», acrescentou.

A autarquia da capital algravia garante ainda que o acompanhamento que tem sido feito «já produziu resultados junto de várias empresas que, contando com o apoio total da autarquia, tem apostado na diferenciação e na diversidade da oferta disponibilizada, no sentido de ir ao encontro às preferências identificadas junto dos milhares de turistas que visitam o nosso município».

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