Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
Refugiados/Imagem de Arquivo

Quatro alunos da Escola Secundária Pinheiro e Rosa, de Faro, foram distinguidos com o prémio de comunicação “Pela Diversidade Cultural”, na categoria Jovem. Cátia Orvalho, Gonçalo Jacob, Luísa Lino e Rafael Pina foram galardoados pelo livro “Rostos de Guerra”.

O livro que valeu a distinção aos jovens farense «foi inspirado na viagem a um campo de refugiados na Grécia no âmbito do Projeto Erasmus+ “In a Far Away Land Refugee Children”», revelou a Pinheiro e Rosa.

A cerimónia de anúncio dos vencedores e de entrega dos prémios deste concurso, promovido Alto-Comissariado para as Migrações, teve lugar na passada segunda-feira, dia 18 de Dezembro.

O júri do prémio considerou que o trabalho dos estudantes da escola farense foi aquele, entre os apresentados à categoria Jovem, que melhor enquadrou o espírito da iniciativa, cujo objetivo é «premiar trabalhos, publicados e/ou difundidos nos meios de comunicação tradicionais e digitais, com um contributo relevante para a promoção da diversidade cultural, o combate à discriminação em função da nacionalidade, etnia, religião ou situação documental e, em particular, para a integração das comunidades migrantes e ciganas presentes em Portugal».

«Este concurso contou com a participação de profissionais da comunicação social/jornalismo, de produtores/as de conteúdos, guionistas e/ou argumentistas nas áreas da informação, programação, conteúdos digitais, entretenimento e/ou ficção nacional para televisão, teatro e cinema, e também de jovens de idades compreendidas entre os 15 e os 24 anos», segundo a secundária Pinheiro e Rosa.

O vencedor do prémio “Diversidade Cultural”, o galardão principal deste concurso, foi o trabalho «Eu vim de longe, os novos povoadores do interior português”, de Ricardo Jorge Rodrigues, publicado na revista Notícias Magazine.

“A geração de ‘portugueses imigrantes’ a viver em Portugal”, de Joana Gorjão Henriques, jornal Público, venceu o Prémio Imprensa Escrita, categoria que incluiu ainda uma Menção Honrosa para o trabalho “500 anos depois, Os Habib andam à procura de casa em Portugal”, de Catarina Gomes, também publicado no jornal Público.

“Jamaika também é Portugal”, de Rita Colaço, da Antena 1, venceu o Prémio Rádio, e a reportagem “Renegados”, de Sofia Pinto Coelho, Filipe Ferreira, Rui Berton, Isabel Cruz, José Dias e Diana Matias, da SIC, venceu o Prémio Televisão. Nesta categoria foram atribuídas duas Menções Honrosas, uma ao trabalho “Ai, Mouraria”, de Mafalda Gameiro, da RTP e outra à reportagem “Eu é que sou o Presidente da Junta – União das freguesias de Águeda e Borralha”, de Miriam Alves, Filipe Ferreira, Marco Carrasqueira, Sandra Cadeireiro e Patrícia Reis, da SIC.

O Prémio Fotojornalismo foi para “Nós Muçulmanos”, de José Carlos Carvalho, um trabalho publicado na revista Visão, enquanto o Prémio Órgãos de Informação Regionais e Locais foi atribuído ao trabalho “Primeira igreja não católica de Leiria cumpre um século de luta contra a discriminação”, de Carlos Manuel Ferreira dos Santos Almeida, publicado no semanário Região de Leiria. O Prémio Diversidade nos Guiões foi para o “Teaser Estoril Conferences 2017”, de Alexandre Borges.

Nesta edição do prémio de comunicação “Pela Diversidade Cultural” foram apresentados a concurso 32 trabalhos, avaliados por um júri constituído por: Clara Almeida Santos, Vice-reitora para a Cultura e a Comunicação da Universidade de Coimbra; Fernando Cascais, Professor Doutor em Comunicação Social e Jornalista; Lívio de Morais, Professor e Artista Plástico; e Pedro Santos Pereira, jornalista.

sulinformacao

Também poderá gostar

Faro camara municipal_bc2

Câmara de Faro sorteia espaços para venda ambulante e para roulottes

Candidaturas estão abertas até ao dia 13 de Janeiro
Casas. Custos controlados. Faro.MC (15 de 15)

Faro aprova aditamento ao acordo com IHRU para revisão da estratégia local de habitação

Acordo prevê investimento total de quase 96 milhões de euros
DETENÇÃO_CRIME_POLÍCIA_PRESO_ALGEMAS_1

Dois homens detidos por furto em escola de Olhão

Foram apanhados pela PSP às 3h00