Faro é a melhor cidade do Algarve para viver e investir e Albufeira é a melhor para visitar, de acordo com o Portugal City Brand Ranking/2017, elaborado pela Bloom Consulting.
Este ranking avalia e classifica os municípios portugueses de acordo com a sua performance nas vertentes de Investimento (Negócios), Turismo (Visitar) e Talento (Viver) e também a sua digital demand e desempenho online.
Somando os três indicadores, Faro, a nível nacional, ocupa o 9º lugar entre os 308 municípios portugueses. A capital algarvia subiu quatro posições em relação ao ano passado e regressou ao top 10 nacional, algo que não acontecia desde 2014. Segundo a Bloom Consulting, a capital algarvia «apresentou subidas em praticamente todas as variáveis».
Faro ocupa, a nível nacional, o 11º lugar nos indicadores de Investimento e de Turismo e o 17º no indicador que avalia a qualidade de vida e a mão de obra disponível.
No top 25 deste ranking, surgem mais dois concelhos algarvios: Albufeira, no 17º lugar, e Portimão, no 19º posto.
A cidade albufeirense destaca-se no indicador de Turismo, uma vez que ocupa o quarto lugar, a nível nacional, nesta categoria, e o primeiro a nível regional. «A consistência de resultados ao longo dos anos mostra o potencial deste município para competir nacional e internacionalmente neste âmbito», diz a empresa responsável pelo estudo.
Já na vertente de investimento, Albufeira surge no 17º lugar e, na qualidade de vida/mão de obra, Albufeira consegue apenas a 37ª melhor classificação, entre os 308 municípios nacionais.
Mais bem classificada, neste indicador, ficou Portimão, que subiu seis posições em relação ao ano passado, e atingiu 25º lugar a nível nacional. Ao nível do Turismo, a cidade portimonense fica pouco atrás de Albufeira, no quinto posto, mas é penalizada nos negócios, em que ocupa o 27º lugar.
Ao nível da região, segundo a Bloom Consulting, «vemos um aumento geral na prestação dos municípios, com as pontuações médias a subirem substancialmente nas dimensões de Negócios e Talento».
Ainda assim, «apesar da boa prestação estatística, uma descida na quota regional no Digital Demand – D2©, nas redes sociais e ainda no “Web Analytics” são fatores menos positivos na média regional», acrescenta a empresa.
Os três primeiros classificados do ranking, no Algarve, refletem as classificações a nível nacional, ou seja, Faro no primeiro lugar, Albufeira no segundo e Portimão no terceiro.
Loulé ocupa o quarto lugar a nível regional, subiu duas posições, e ficou “à porta” do top25 nacional, tendo conquistado o 27º posto na média dos três variáveis em avaliação.
No quinto lugar no Algarve, surge Tavira (31º no país), que perdeu um lugar, e, no sexto, Lagos (39º), que também caiu uma posição.
Silves (71º) manteve o sétimo lugar do ano passado e Vila Real de Santo António (73º) ascendeu à metade superior da tabela regional, por troca com Olhão (75º), que caiu para o nono lugar.
No top100 nacional, há mais um município algarvio: Aljezur, que ocupa o 10º lugar ao nível do Algarve. No 11º posto, está Lagoa, que se classificou, ao nível do país, no 125º lugar.
Castro Marim subiu uma posição no ranking regional desde o ano passado e está no 12º lugar, tendo ultrapassado Vila do Bispo. A nível nacional, estes dois concelhos estão bem próximos: Castro Marim no 145º posto e Vila do Bispo no 146º.
Monchique surge pouco abaixo, no 155º lugar nacional, e ocupa o 14º posto no Algarve.
São Brás de Alportel e Alcoutim foram os municípios que obtiveram piores classificações no ranking da Boom Consulting e nem figuram nos 200 primeiros a nível nacional. São Brás de Alportel ficou no 238º lugar e Alcoutim no 257º, entre os 308 municípios de Portugal e ilhas.
Veja o ranking regional:
O Top 25 nacional: