As relações entre os municípios de Faro e de Nampula, de Moçambique, vão ser aprofundadas com a assinatura de um acordo de cooperação, agendada para o dia 26 de Maio.
Este estreitar dos laços de cooperação pretende «reforçar e conferir maior eficácia às relações institucionais, culturais e mesmo económicas que ligam instituições e empresas de ambas as regiões onde se inserem».
A cerimónia vai decorrer nos Paços do Concelho de Faro, às 10h30. Depois do ato formal, a comitiva moçambicana, que inclui o presidente do Conselho Municipal de Nampula Mahamudo Amurane e representantes diplomáticos daquele país africano, irá manter reuniões de trabalho com diversos empresários locais e fazer um conjunto de visitas a instituições locais da área do apoio social e cultura.
Segundo a Câmara de Faro, os responsáveis do município moçambicano, «contam com o concelho de Faro para colaborar no desenvolvimento sustentável da comunidade de Nampula – a terceira cidade moçambicana, em franco crescimento».
«Um maior estreitamento dos contactos e iniciativas de trabalho e cooperação poderão valorizar e reforçar as condições de sucesso das diversas iniciativas empresariais e comerciais já hoje em curso em ambos os territórios», ilustrou a autarquia.
«Não menos importante será o desenvolvimento das relações institucionais, políticas, culturais, de amizade e de cooperação entre os dois Municípios, promovendo-se, com a formalização deste acordo, a amizade e a solidariedade entre os munícipes de Faro e de Nampula, no bom espírito do que já é o entendimento fraterno entre os povos irmãos de Portugal e Moçambique», acrescentou.