Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A XI Feira da Perdiz voltou a mostrar, no passado fim de semana, de 10 e 11 de Novembro, as potencialidades cinegéticas do concelho de Alcoutim. 

O Pavilhão Municipal José Rosa Pereira, em Martim Longo, foi palco do certame que contou com «centenas de visitantes nacionais e estrangeiros». Todos puderam usufruir da «oportunidade de desfrutar das muitas atividades e espetáculos e iguarias da Feira».

Organizada pelo Município de Alcoutim e pela Associação de Desenvolvimento Etnográfico Cultural de Martim Longo (ADECMAR) em colaboração com diversas entidades, a Feira da Perdiz contou com a presença de dezenas de expositores, nas mais distintas áreas, das quais são exemplos, a cinegética, o artesanato e a doçaria regional.

A cerimónia de abertura oficial contou com a presença de Osvaldo Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, e de Miguel Freitas, secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural.

Este certame «integrou um programa de natureza bastante eclética, com atividades como espetáculo equestre, colóquios, corridas de galgos, concurso canino, marcha-corrida, falcoaria, degustação, animação musical», segundo a autarquia.

Do programa da Feira, destaca-se a promoção gastronómica da região, «com grande ênfase para a qualidade dos produtos endógenos e para a necessidade de valorizar e divulgar a forma tradicional de “saber fazer”».

Por exemplo, durante o evento, decorreu a degustação “Talega do Caçador – O Pior do Porco”, executada pela empresa local “Feito no Zambujal”, que deliciou os presentes com a salada de focinheira fumada, xarém com papada curada, coração de porco com cebola caramelizada e pickles de cenoura e tostas de fígado com cebolada.

Custódio Moreno, diretor regional do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), durante a marcha-corrida realizou uma pequena homenagem a Luís Conceição, vereador com o pelouro do Desporto, devido a ter levado a seleção feminina de futsal à conquista da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos da Juventude. 

Segundo Osvaldo Gonçalves, a Feira da Perdiz é «um contributo para reforçar a identidade do concelho, promover o potencial cinegético da região e valorizar e divulgar a nossa gastronomia, assim como outros produtos endógenos de grande qualidade».

sulinformacao

Também poderá gostar

jornadas do mundo rural

Jornadas do Mundo Rural debatem floresta e agricultura em Alcoutim

Evento é organizado pelas Câmaras de Alcoutim e Mértola
Alcoutim|trotinetes voi

Fórum Municipal de Juventude dá voz aos jovens de Alcoutim

Câmara quer envolver os jovens na definição das políticas que lhes são dirigidas
Associação Cumeadas

Cumeadas recebe apoio da Câmara de Alcoutim para prevenção e limpeza florestal

Autarquia alcouteneja vai dar apoio de 20 mil euros à Associação de Proprietários Florestais