A Feira Medieval de Silves, que se realiza de 11 a 20 de Agosto, é um “EcoEvento” pelo terceiro ano consecutivo, categoria atribuída pela ALGAR, empresa certificada e responsável pelo Sistema de Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) do Algarve.
Na verdade, «desde o seu início que este evento âncora da Câmara Municipal de Silves tem sido uma referência no que toca aos cuidados com higiene e limpeza, procurando-se preservar o mais possível a qualidade ambiental do espaço, implementando regras cuidadas de recolha e separação dos resíduos de embalagens recicláveis (papel/ cartão, plástico/ metal e vidro)».
Por isso, a ALGAR «assegurará formação específica aos responsáveis pela higiene e limpeza do recinto, disponibilizando os equipamentos para a deposição de resíduos (nomeadamente sacos verdes, azuis e amarelos, que permitem a separação dos mesmos)».
A organização da Feira Medieval de Silves procurará, por seu turno, «continuar a sensibilizar os visitantes para que cumpram as boas práticas no que toca a este tema, contribuindo todos para a redução do impacto ambiental do evento, já que em 2016 encaminhou para reciclagem 2,5 toneladas de resíduos de embalagens».
Neste sentido, também terá lugar, de 24 de Julho a 7 de Agosto uma campanha de recolha de papel, cartão e embalagens junto de todos os consumidores de água com contrato de abastecimento no concelho de Silves. Os participantes receberão prendas, de acordo com a modalidade da sua participação.
Na modalidade A, quem entregar, separados, dois quilos de papel/cartão e dois quilos de embalagens (plástico, metal e embalagens de cartão para alimentos líquidos), ganha um bilhete de entrada no espetáculo no Castelo (limitado a 30 participantes) ou um bilhete de entrada no Torneio de Armas a Cavalo (limitado a 30 participantes).
Quanto à modalidade B, quem entregar, separados, dois quilos de papel e um quilo de embalagens (plástico, metal e embalagens de cartão para alimentos líquidos), ganha um bilhete de entrada na Feira Medieval de Silves (sem limite de participantes).
Os locais e horários de entrega são: edifício dos Serviços de Águas e Saneamento do Município (Praça al-Mu’tamid | das 8h30 às 15h00) e Juntas de freguesia de Messines, S. Marcos da Serra e edifício da junta de freguesia do Algoz (das 9h00 às 12h00 e das 13h00 às 15h00).
No ato de entrega é necessário apresentar a identificação do participante (Cartão de Cidadão ou BI) e fatura da água do último mês. Para as zonas não servidas por rede de pública de água, poderá ser apresentada a fatura da eletricidade do último mês.