As empresárias Bárbara Miranda e Rita Gomes, mentoras e fundadoras da empresa turística «Offline House», e Daniela Catraia, fundadora e diretora criativa da marca de calçado com o seu nome, são as convidadas da Beta Talk Portimão deste mês, que se irá realizar na quinta-feira, dia 16 de Junho, às 19h00, no Café Concerto do TEMPO.
O projeto «Offline House», como o nome indica, sugere um modelo de férias assente no conceito de «desintoxicação digital». Já a marca Daniela Catraia «está agora a dar os primeiros passos», segundo a Câmara de Portimão, que organiza o evento.
Bárbara Miranda e Rita Gomes são ambas naturais de Lisboa mas foi em Londres que se conheceram, antes de Bárbara, arquiteta de 34 anos, ter viajado sozinha, durante seis meses, para o sudeste asiático e de Rita, psicóloga clínicade 36 anos, ter participado em projetos de voluntariado e ensinado inglês na Tailândia.
Ambas saíram de Portugal em 2010, não empurradas pela crise mas quase por aventura. Enquanto a Rita pediu uma licença sem vencimento, a Bárbara despediu-se e acabaram por se cruzar na capital britânica através de amigos em comum. Aqui haviam de descobrir também um sonho em comum: abrir um espaço offline, onde a tecnologia não tivesse lugar e se desse primazia às relações humanas.
Com vontade de regressar a Portugal, aproveitaram um programa governamental de apoio financeiro ao regresso de emigrantes- VEM, para avançarem com a criação da marca Offline Portugal assente num conceito de “desintoxicação digital”.
Em Abril deste ano estas duas amigas abriram as portas da “ Offline House”, uma casa de férias na zona de Aljezur que convida a passar uns dias sem existência virtual e onde o yoga, o surf e a música são os principais meios para uma “desintoxicação”, porque defendem que “ só se estivermos offline é que conseguimos conectar verdadeiramente com os outros, com a natureza e com nós próprios”.
Daniela Catraia é natural de Portimão e estudou Arquitetura na Faculdade de Évora, mas desde sempre a área da Moda a fascinou. No ano em que trabalhava na tese de mestrado resolveu inscrever-se simultaneamente num curso atelier de design de calçado na Lisbon School of Design. Com os resultados obtidos após a formação sentiu-se com a motivação necessária para arriscar e criou a sua própria marca.
A arquitetura continuou a ser uma inspiração e a marca Daniela Catraia acabou por ser uma conjugação de todas essas influências – design, arquitetura e moda – , através da exploração de novos materiais e formas de os coordenar, com soluções para criar um alto nível de conforto e estilo. O resultado é um produto de design com uma linguagem conceptual e minimalista, num registo contemporâneo casual e desportivo.
As suas coleções estão à venda na loja online oficial e em lojas parceiras associadas, de norte a sul do país. Com um ano e meio de existência, a marca Daniela Catraia já conta com a participação nas duas últimas edições da ModaLisboa e várias publicações em revistas e blogs de referência na área da moda. A ambição de daniela Catraia é continuar a crescer, tendo a consciência plena de que ainda há muito mais por palmilhar, e continuar a investir na expansão da marca e a exportação é o principal caminho.
A participação na sessão é gratuita, mas inscrição é obrigatória e deve ser feita através do link da Beta Talk de Portimão de Junho. Como é habitual na Beta Talk o wine-break é por conta de quem vem, pelo que os participantes são convidados a trazer sumo e snacks para partilhar.
A Beta Talk é promovida pela Beta-i – Associação para a Promoção do Empreendedorismo e da Inovação e tem organização local a cargo da Câmara Municipal de Portimão, contando com a parceria media do Sul Informação e a colaboração da Escola Secundária Poeta António Aleixo, ao nível do Curso de Multimédia, que assegura a cobertura fotográfica.
Conta ainda com o apoio da Universidade do Algarve, através do CRIA – Centro Regional de Inovação do Algarve/Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia, da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, da NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve, da rádio universitária RUA FM, da APGICO – Associação Portuguesa de Criatividade e Inovação, do GAIM – Gabinete Académico de Investigação e Marketing e da Inesting, além da página Algarve Emprego, em termos da divulgação.