Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Albufeira volta a receber a festa em honra de Nossa Senhora da Orada, que homenageia a Santa Padroeira, de 13 a 15 de agosto.

Durante três dias, as gentes da terra reúnem-se para agradecer e pedir a proteção da Virgem, conhecida por abençoar os pescadores.

Reza a história que os habitantes de Albufeira, outrora vila piscatória, assistiram a vários milagres de Nossa Senhora, testemunhados nos “ex-votos” que se encontram na Ermida da Orada.

As celebrações têm início no dia 13 de agosto, terça-feira, às 21h30, com a Missa na Capela da Orada e Procissão das Velas até ao Porto de Abrigo.

No dia 14, os sinos da Igreja Matriz de Albufeira irão fazer-se ouvir logo pelas 9h00, com o repique festivo. Às 11h00, a Ermida da Nossa Senhora da Orada abrirá as portas a todos aqueles que quiserem ver a exposição de Arte Sacra alusiva ao culto da Nossa Senhora da Orada. Pelas 18h00, terá lugar a Missa Solene da Festa da Assunção de Nossa Senhora, na Ermida da Orada.

Já no final da tarde, às 19h00, os pescadores de Albufeira transportarão a imagem da sua Padroeira na tradicional procissão, que seguirá até ao Cais do Porto de Pesca, onde as embarcações e os homens do mar receberão a bênção de Nossa Senhora para mais um ano de faina.

À noite, pelas 22h00, o Largo da Ermida acolherá o espetáculo de acordeão com o grupo “Folequestra”.

As festividades encerram no dia 15 de agosto, quinta-feira, com a Missa da Assunção de Nossa Senhora na Ermida da Orada, pelas 19h00.

Esta iniciativa é promovida pela Câmara Municipal, em parceria com a Fábrica da Igreja Paroquial de Albufeira.

sulinformacao

Também poderá gostar

Paderne Medieval 2017 Video Nilton

A «acolhedora aldeia» de Paderne voltou à época medieval

A aldeia de Paderne, em Albufeira, voltou à época medieval entre 29 de Dezembro

Sul Informação

«Avariados de Albufeira» juntam motorizadas antigas num encontro solidário na Guia

Um encontro de motorizadas antigas, promovido pelo grupo de amigos «Avariados de Albufeira», vai

Sul Informação

Ninguém é responsável pelo estacionamento caótico ao longo da EN125 junto ao Zoomarine

Ao longo da EN125, junto ao Zoomarine, há dezenas e dezenas de automóveis (mal)