As festas em honra de Nossa Senhora dos Mártires, padroeira de Castro Marim, atraíram milhares de pessoas aquele concelho, entre 14 e 17 de agosto. Às manifestações religiosas, juntaram-se concertos e uma Feira de Etnografia e Artesanato, ao longo do fim-de-semana alargado, que garantiram «casa cheia todos os dias.
Muitos dos visitantes que «encheram Castro Marim», estiveram nas cerimónias religiosas de homenagem à padroeira. «Os sinos da torre da Igreja matriz ditaram, pelas 20h00, o início da procissão em Honra de Nossa Senhora dos Mártires. Milhares de devotos homenagearam a padroeira de Castro Marim em procissão pelas ruas da vila», descreveu a Câmara de Castro Marim. No mesmo dia, esteve o palco o cantor Roberto Leal.
No dia 16 de agosto, foi dado espaço ao folclore. O Rancho Folclórico do Azinhal, o Rancho Folclórico da Manta Rota e o Grupo Etnográfico “Amendoeiras em Flor”, foram as formações convidadas a mostrar-se.
No domingo, dia 17, as comemorações encerraram com a 9ª edição do Palco do Acordeão, um espaço de divulgação da Escola de Acordeão de Castro Marim, onde marcaram presença os artistas internacionais Michel Sapateado, Dorin Chiforisin, N Miroslav e Tino Costa.
De quinta a domingo, os visitantes puderam, ainda, conhecer a Feira de Etnografia e Artesanato, «uma genuína mostra de saberes tradicionais, com artesãos a trabalhar ao vivo, aos quais se juntou, pela primeira vez, uma exposição de etnografia, que ofereceu aos mais velhos uma viagem às suas memórias e aos mais jovens novas aprendizagens sobre a cultura portuguesa».