São muitas as propostas para todos os gostos que Portimão oferece ao longo de fevereiro, da música e do teatro ao desporto, passando pelo romantismo e pelo humor.
Na componente da música, o destaque vai para o concerto em que a Orquestra do Algarve interpretará obras assinadas pelos imortais compositores Haydn e Mozart, num imperdível espetáculo agendado para as 21h30 do dia 11, no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão.
Referência ainda para os dois concertos inseridos no projeto A Lota of Music, respetivamente com os grupos algarvios Five to One (dia 4) e La Plante Mutante (dia 19), ambos na antiga Lota de Portimão, onde funcionará um Bar Solidário em que o público pode trocar três quilos de alimentos por uma bebida, numa campanha a favor do lar de crianças Bom Samaritano.
Quanto aos amantes da chamada canção nacional, a não perder no dia 24 a Homenagem ao Fado marcada para as 22h00 no Café Concerto do TEMPO, com as vozes de Pedro e Teresa Viola.
No que toca ao teatro, o mês começa da melhor maneira com “Fuga”, comédia inspirada na obra homónima de Jórdi Galcerán em que José Pedro Gomes e Maria Rueff lideram uma pequena equipa de atores, num divertido espetáculo que terá lugar já no dia 4, às 21h30, no TEMPO.
Para 25 de Fevereiro, à mesma hora e no mesmo local, uma sugestão diferente, com a representação de “Quase Nada”, projeto da PELE – Espaço de Contacto Social e Cultural para o Grupo de Teatro de Surdos do Porto e que promove a pesquisa da Língua Gestual Portuguesa e o seu potencial cénico, partindo das palavras de Eugénio de Andrade.
Entretanto, continua na sala do Boa Esperança a Revista à Portuguesa “Fecha as ‘nalgas’ que vem a troika”, com sessões às quintas e sextas feiras, a partir das 21h00, e aos sábados e domingos, às 15h30 e às 21h00.
Em termos de exposições, realce para a interessante mostra “Uma cidade — dois fotógrafos”, patente no Museu de Portimão e que convida a uma viagem por Portimão nas décadas de 1940 a 1960 na visão de Júlio Bernardo e Francisco Oliveira.
Outra boa proposta é a exibição na Casa Manuel Teixeira Gomes da mostra “Nu Feminino, exposição retrospetiva”, com esculturas de Arlindo Arez, que será inaugurada a 7 de fevereiro, pelas 18h30.
Ao nível do desporto, há muito para seguir, desde a Taça de Portugal em Paraquedismo – Freefly, que evoluirá nos céus do Aeródromo Municipal de Portimão no fim de semana de 11 e 12 fevereiro, até à derradeira etapa da 38ª Volta a Portugal em Bicicleta, que culminará no Jardim Bívar no dia 19 e que este ano tem um pelotão de luxo, sem esquecer mais uma edição do Portimão Tivoli Ladies Open no Complexo Municipal de Ténis, entre 18 e 26 de fevereiro, que reunirá centena e meia de jovens tenistas de todo o mundo.
Para as crianças, os sábados são muito especiais, tanto no Museu de Portimão com os Sábados em Família, como na Casa Manuel Teixeira Gomes com as Oficinais Criativas para Pais e Filhos, na Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes em inúmeras atividades, ou ainda na Quinta Pedagógica, onde os mais novos convivem de perto com os animais e participam em diversos ateliês onde aprendem as tradições rurais.
… E uma vez que o amor está no ar, no Dia dos Namorados nada como um jantar servido pela Escola de Hotelaria de Portimão e inspirado nas mil e uma noites que terá lugar no Café Concerto do TEMPO, ao som de Eduardo Ramos e dos Ensemble Moçárabes, que tocarão peças de origem árabe e sefardita.
A programação detalhada de todas as propostas para este mês em Portimão poderá ser consultada em www.cm-portimao.pt.