Os segredos do concelho de Lagoa foram descobertos em mais uma Fam Trip organizada pela Região de Turismo do Algarve. A iniciativa, inserida no projeto «Redescobrir os Segredos do Algarve», pretende dar a conhecer aos «profissionais que ajudam a vender o destino», como jornalistas e agentes de viagens, o que de melhor o Algarve tem para oferecer.
Em Lagoa, num dia chuvoso – 20 de novembro – um grupo de cerca de 20 pessoas explorou locais e sabores para, depois, poderem dá-los a conhecer a quem visita e lê sobre a região.
A visita começou no Convento de São José, em Lagoa, agora a sala de cultura da cidade, com a receção do vereador Luís Encarnação, e continuou em Estômbar com uma visita à Igreja Matriz, monumento nacional, guiada pelo pároco das paróquias de Ferragudo e Estômbar Miguel Pereira, que avançou com a intenção de abrir o espaço a visitas depois da realização de algumas obras de reabilitação. A paragem seguinte foi feita nas Fontes de Estômbar, com direito a visita guiada ao moinho de maré existente naquele local e ao Centro de Interpretação da Natureza.
Em Ferragudo, foi a vez de o presidente da Junta de Freguesia Luís Alberto mostrar, num passeio, as ruas e vielas da vila, ao qual se seguiu o almoço com os sabores característicos da região.
A tarde chuvosa não permitiu um passeio alongado pelo novo passadiço entre o Algar Seco e a igrejinha da Senhora da Encarnação, em Carvoeiro, mas este foi também um dos pontos de paragem. O último “segredo” revelado neste dia do concelho de Lagoa foi a Adega Cooperativa de Lagoa, onde teve lugar uma prova de vinhos, alguns deles premiados internacionalmente.
A próxima Fam Trip está marcada para Janeiro e será feita no concelho de Aljezur.
Veja aqui as fotos da Fam Trip ao concelho de Lagoa: