Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A Junta de Freguesia de Monchique assinala o centenário nascimento do escritor Manuel do Nascimento, vulto da corrente neorrealista e da literatura portuguesa do século XX, nascido em Monchique, promovendo um ciclo de três tertúlias literárias dedicadas à divulgação da sua vida e obra.

A primeira destas tertúlias terá lugar no próximo sábado, dia 19 de maio, às 16h30 no snack-bar Fonte dos Chorões, bem no centro de vila de Monchique.

Sobre o tema «Conhecer Manuel do Nascimento», estas primeiras tertúlias pretendem situar o escritor no panorama literário nacional, dando a conhecer alguns dos traços mais íntimos, menos compreendidos e menos conhecidos que, ao longo da sua curta mas profícua carreira artística, moldaram a personalidade vincada e a obra virtuosa do escritor.

«Conhecer Manuel do Nascimento» é uma oportunidade de revisitar não só um dos mais incompreendidos e ignorados talentos da literatura nacional, mas, também, entender a atualidade da sua escrita enquanto elemento de superação do homem e dos principais problemas com os quais a humanidade se debate.

 

Quem era Manuel do Nascimento?

Nasceu em Monchique em 27 de dezembro de 1912. Vindo de uma família de comerciantes, estudou num Instituto Industrial, onde concluiu o curso de Química.

O primeiro choque com a vida real dá-se em Trás-Os-Montes, numa mina onde vai exercer a sua profissão. O contacto com a vida e os problemas dos mineiros fá-lo viver em luta permanente consigo próprio, acordando no futuro escritor um anseio de justiça que a época perturbada da juventude havia ignorado.

Abandona a mina por se encontrar doente, e é no período de convalescença na sua terra natal que começa a ensaiar os primeiros passos de escritor.

Depois de curado, regressa à cidade, onde conhece o desemprego e a aspereza da luta pela vida. Toda a sua obra coloca em evidência as suas qualidades de escritor integrado na corrente do neorrealismo, conferindo-lhe um lugar de destaque na moderna literatura portuguesa.

Bibliografia:
Eu Queria Viver (romance) – 1942
Mineiros (romance) – 1944
O Aço Mudou de Têmpera (romance) – 1946
O Último Espectáculo do Circo Monumental, in Contos e Novelas, 1948
Agonia (romance) – 1954
O Último Espectáculo (contos) – 1955
Histórias de Mineiros (narrativas) – 1960
Encontros (1º vol.) (Entrevistas) – 1961
Nada de Importância (história extraída de O Último Espectáculo) – Col. Novela, s.d.
Suspeita (história extraída de O Último Espectáculo) – Col. Mosaico, s.d.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Despiste em Marmelete faz quatro feridos

Um despiste de um automóvel, na estrada que liga Monchique a Marmelete e a

Sul Informação

Situações de incêndio na Serra de Monchique junto ao Parque da Mina «já estão resolvidas»

Os dois alertas de incêndio recebidos ao fim da manhã deste sábado na zona

Sul Informação

Incêndio em Monchique mobiliza 89 bombeiros e dois meios aéreos

Um incêndio em mato, no concelho de Monchique, que deflagrou esta tarde, às 13h02,