A Fundação Real Madrid hasteou esta quarta-feira a sua bandeira no Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António, numa cerimónia simbólica que marcou a presença da escola e o início das suas atividades no concelho.
A cerimónia contou com a presença dos presidentes da Câmaras Municipais de Vila Real de Santo António e Castro Marim, que irão acolher o projeto.
Ao longo desta semana, encontra-se a decorrer, nas instalações do Complexo Desportivo da cidade pombalina, uma formação que reúne 20 técnicos de vários pontos do país e que serão os futuros tutores das crianças e jovens que irão frequentar a escola sócio desportiva do Real Madrid.
A atividade está a ser conduzida por um formador do Real Madrid, que transmite os melhores conhecimentos aos futuros formadores.
Esta será a primeira escola do Real Madrid a abrir em Portugal e, para a representante do clube espanhol, trata-se de uma excelente oportunidade para todos, uma vez que este é um projeto de cidadania e de inclusão para as diferentes classes sociais.
“O desporto permite aos jovens criarem laços de solidariedade e ensina-os a competir saudavelmente”, refere Rosa Giménez, representante do clube.
Para Rosa Giménez, “esta bandeira é um símbolo que ajuda a criar motivação aos jovens que a frequentam, pelo facto de integrarem uma escola que pertence ao Real Madrid”.
José Estevens, presidente da Câmara de Castro Marim, considera ser muito positiva a participação neste projeto, “acima de tudo pelo fascínio que a marca representa para muitas pessoas, e com todo o benefício que isso significa para os nossos jovens. Trata-se acima de tudo de um investimento de afetividade e presença, sendo o fator monetário bastante insignificante relativamente à importância de tudo o resto”.
Para Luís Gomes, presidente da cidade anfitriã, é uma honra receber um projeto com a marca do Real Madrid, pelo facto de ser uma referência a vários níveis e por tudo o que este projeto irá oferecer, por ser de elevada referência e importância social.
A escola do Real Madrid, que iniciará as aulas com os jovens já no mês de outubro, irá receber cerca de uma centena de crianças e jovens, dos 6 aos 12 anos.
A escola pretende ser um centro de aprendizagem e integração para as crianças socialmente desfavorecidas ou com problemas de integração. As turmas serão mistas para favorecer a interligação pessoal e criar laços de amizade e desenvolvimento entre eles.
A Fundação Real Madrid tem como principal objetivo a promoção da prática desportiva entre crianças e jovens, por entender que através dela contribui para o desenvolvimento integral da sua personalidade, bem como a de oferecer alternativas de lazer às crianças em situação de risco e a incentivar entre elas formas e hábitos de vida saudável, como solidariedade, espírito de equipa ou promoção de valores éticos.