A abertura oficial do Gabinete de Apoio à Vítima e ao Agressor (GAVA) de Odemira tem lugar esta sexta-feira, dia 13 de abril, pelas 15.30 horas, na Biblioteca Municipal José Saramago, sendo esperada a presença da presidente da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, Fátima Duarte.
Na cerimónia estarão presentes a diretora do Centro Distrital da Solidariedade e Segurança Social de Beja, Helena Branquinho Barreto, o presidente da Câmara Municipal de Odemira, José Alberto Guerreiro, e a Conselheira Local para a Igualdade, Natália Correia.
O GAVA é apoiado pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género e promovido pela TAIPA (Cooperativa para o Desenvolvimento Integrado do Concelho de Odemira). Situa-se na Rua José Maria de Andrade, n.º 4, em Odemira, junto ao Centro de Emprego, com o horário de funcionamento 09/13.00 horas e 14.00/17.30 horas.
A criação deste serviço é uma das medidas do Projeto Igualando, promovido pela TAIPA, que tem por objetivo contribuir para a igualdade de género no concelho de Odemira. Visa intervir nas situações de violência doméstica através de apoio às vítimas e aos agressores, bem como sensibilizar e informar a comunidade em geral e alguns públicos estratégicos sobre diversas questões de (des)igualdade de género, com o objetivo de contrariar ideias tradicionais e preconceitos que atribuem a homens e mulheres um determinado papel social.
O Projeto Igualando é financiado pelo Programa Operacional Potencial Humano/QREN, medida 7.3, e é acompanhado pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.
Entre as entidades parceiras do Projeto Igualando encontra-se o Município de Odemira, CPCJ – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Odemira, Centro de Saúde de Odemira, EMAR – Equipa Multidisciplinar de Apoio ao RSI, GNR – Guarda Nacional Republicana, Agrupamentos de Escolas, Colégio Nossa Sr.ª da Graça, Escola Secundária Dr. Manuel Candeias Gonçalves, APCO – Associação de Paralisia Cerebral de Odemira e Moura Salúquia – Associação de Mulheres do Concelho de Moura.