Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A jornada dupla da Volta às Terras de Loulé foi um negócio de família para os gémeos Rui e Ivo Oliveira (Bairrada). O primeiro ganhou a crono-escalada matinal e foi para a etapa vespertina com a camisola amarela, que transitaria para o corpo do irmão, vencedor da tirada da tarde.

Num exercício individual curto, apenas 4 quilómetros, entre Alte e Santa Margarida, mas muito duro, como atesta a média do vencedor (31,765 km/h), os dois únicos medalhados portugueses em pista superiorizaram-se a toda a concorrência. Rui Oliveira foi claramente o melhor, cortando a meta com um registo de 7m56s, sendo o único ciclista a baixar da barreira dos 8 minutos.

O irmão gémeo gastou mais 4 segundos, enquanto o terceiro classificado, Rafael Silva (Mato Cheirinhos/Liberty Seguros/Vila Galé), ficou a 5 segundos. O anterior camisola amarela, João Pereira (EC Carlos Carvalho), esteve entre os primeiros, sendo oitavo classificado, mas cedeu 32 segundos.

A dureza foi também a nota dominante da terceira etapa, 40,6 quilómetros, percorridos em circuito, com a subida da Picota a complicar a vida aos corredores. Ivo Oliveira não se intimidou com o traçado nem que as movimentações dos adversários e ganhou ao fim de 1h20m16s de corrida.

Tiago Antunes conseguiu chegar com o mesmo tempo, enquanto João Pereira foi o terceiro classificado, a 21 segundos, encabeçando o grupo onde vinha o camisola amarela à partida, Rui Oliveira.

Depois da dupla jornada de hoje, os irmãos Oliveira estão firmes no comando da classificação geral. Ivo é o primeiro, dispondo de 15 segundos sobre o gémeo Rui. O líder da Taça de Portugal Liberty Seguros de Juniores, Tiago Antunes, fecha, para já, o pódio, a 28 segundos do líder.

O domínio da equipa bairradina tem sido avassalador e reflete-se também nas classificações secundárias, já que Pedro Preto é o dono da camisola das metas volantes e João Maio encabeça a lista dos trepadores. João Pereira é o único corredor de outra equipa no pódio, sendo o líder da classificação por pontos.

A 20.ª edição da Volta às Terras de Loulé termina neste sábado com a mais longa das quatro etapas da competição. A partida será dada às 11h00, no Largo das Comunidades, Almancil, prevendo-se a chegada para cerca das 13h30, na Avenida José da Costa Mealha, Loulé, depois de percorridos 110 quilómetros.

 

Classificações

2.ª Etapa: Alte – Santa Margarida, 4 km (C/R Individual)
1.º Rui Oliveira (Bairrada), 7m56s
2.º Ivo Oliveira (Bairrada), a 4s
3.º Rafael Silva (Mato Cheirinhos/Liberty Seguros/Vila Galé), a 5s
4.º Tiago Antunes (CC José Maria Nicolau), a 7s
5.º André Crispim (CC José Maria Nicolau), a 14s

3.ª Etapa: Alfontes – Alfontes, 40,6 km
1.º Ivo Oliveira (Bairrada), 1h20m16s
2.º Tiago Antunes (CC José Maria Nicolau), mt
3.º João Pereira (EC Carlos Carvalho), a 21s
4.º André Crispim (CC José Maria Nicolau), mt
5.º Rui Oliveira (Bairrada), mt,

Geral Individual
1.º Ivo Oliveira (Bairrada), 3h53m32s
2.º Rui Oliveira (Bairrada), a 15s
3.º Tiago Antunes (CC José Maria Nicolau), a 28s
4.º João Pereira (EC Carlos Carvalho), a 38s
5.º André Crispim (CC José Maria Nicolau), a 45s

 

 

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Há quem não tenha água nem esgotos junto à EN125 e Aleixo diz que a culpa é da concessionária da estrada

Mesmo à beira da EN125, entre a nova rotunda de acesso a Quarteira e

Sul Informação

Fado e poesia também têm lugar na programação de Agosto da Orquestra Clássica do Sul

Fado, “Clássicos Light”, música acompanhada de poesia e concertos ao ar livre cabem na

Sul Informação

Candidaturas para quem se quiser “fixar” no Loulé Design Lab estão abertas

As candidaturas para quem se quiser fixar no Loulé Design Lab, no Convento Espírito