A GNR deteve um homem que mantinha uma plantação de cannabis num terreno anexo à sua casa, em São Brás de Alportel, por tráfico de droga. Além da detenção, foi constituída arguida uma mulher de 63 anos, familiar do detido e residente no local.
Na operação foram apreendidos «4,7 quilos de flores de cannabis parte da planta onde se encontra mais concentrada a substância psicoativa presente na mesma (Tetrahydrocannabinol), para além de oito plantas de cannabis em fase de crescimento e de 175 gramas de sementes e folha de cannabis triturada».
A GNR tem a «forte convicção que o cultivo e seleção das flores (com elevado valor comercial e parte já separada e embrulhada individualmente) se destinava ao comércio».
Da busca domiciliária feita à residência pelos militares do Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial da GNR de Faro, responsáveis pela operação, resultou ainda a apreensão «de uma pequena quantidade de haxixe, de uma réplica de uma arma de fogo (Walther P99), de três armas brancas (catanas) e de diversos objectos relacionados com o cultivo do estupefaciente, nomeadamente placas em esferovite (utilizadas para semear a plantas) e parte de um sofisticado sistema que garantia a rega da plantação».
Esta é a 12ª apreensão deste género que a GNR algarvia efetuou, em 2014, salienta o Comando Territorial de Faro da GNR, lembrando que esta é uma região com condições climatéricas favoráveis ao desenvolvimento» de plantas de cannabis.