A GNR deteve este mês dois homens por tráfico de droga e de armas, que alegadamente agiam de forma concertada.
A operação teve duas fases distintas e começou com a detenção no início do mês de um estrangeiro ilegal em Portugal, residente em Estoi, Faro, por tráfico de drogas.
Esta operação conduziu a uma busca domiciliária noutra residência em Almancil, que teve ontem lugar e onde foi detido o outro suspeito.
«Os dois indivíduos tinham ligações no negócio do tráfico de estupefacientes, atuando em Estoi e Almancil e dedicando-se ainda à receptação de objetos furtados», explicou o Comando Territorial de Faro da GNR numa nota de imprensa.
Segundo a força policial, o homem detido no início do mês, de 32 anos, estava já «referenciado por tráfico de estupefacientes». Numa busca domiciliária à sua residência foi apreendido «produto estupefaciente suficiente para 217 doses individuais de cocaína, 130 euros, objetos de acondicionamento do produto estupefaciente e 6 telemóveis, para além de vários objetos furtados, onde se incluem um TV LCD, um IPOD, um computador portátil e diversas garrafas de bebidas alcoólicas».
«Em complemento da ação inicial, foi realizada no dia de ontem, 17 de abril, busca domiciliária a uma outra residência, localizada em Almancil, bem como a uma viatura, da qual resultou a apreensão de produto estupefaciente suficiente para 30 doses individuais de haxixe, 1354 munições de vários calibres e 3 telemóveis, para além de embalagens de redrate (produto de corte) e 1 taco de basebol preparado como arma de agressão», acrescentou a GNR.
O homem que ontem foi detido na posse das munições e cartuchos,de 44 anos,« não tem qualquer licença para o efeito nem tão pouco qualquer autorização para comercializar armamento ou munições, estando a ser presente no dia de hoje ao Tribunal Judicial da Comarca de Loulé». O outro detido já estava em prisão preventiva desde o início do mês.
A operação foi conduzida por militares do Núcleo de Investigação Criminal da Guarda Nacional Republicana de Loulé, em colaboração com militares do Destacamento de Intervenção da Guarda Nacional Republicana de Faro.