Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O Governo vai disponibilizar uma linha de crédito de 50 milhões de euros para as Instituições de Particulares de Solidariedade Social (IPSS). O anúncio foi feito ontem pelo ministro da Solidariedade e Segurança Social, aquando da inauguração da nova sede da Cáritas Diocesana de Beja.

Pedro Mota Soares referiu que o Governo está apostado em mudar “o paradigma da relação entre o Estado e as Instituições Sociais”. O Governante apontou que é uma tarefa do Governo “criar todas as condições que permitam a estas instituições fazerem o seu trabalho” pois numa altura de dificuldades são as Instituições Sociais que, muitas vezes, “conseguem ter uma resposta de proximidade” com as pessoas.

Desta forma o Governo está a criar uma linha de crédito de 50 milhões de euros para que “as Instituições possam transformar dívidas de curto prazo em dívidas de logo prazo, permitindo-lhes uma resposta social mais abrangente”, disse o responsável pela pasta da Solidariedade e Segurança Social.

Pedro Mota Soares afirmou que o Governo quer “inovar na resposta social” com “novas respostas no serviço domiciliário” como: a “tele-assistência”, que vai garantir a segurança dos idosos e combater a solidão; o acompanhamento dos seniores nas tarefas quotidianas e também a criação dos Centros de Noite para que os idosos possam estar em suas casas durante o dia e à noite recorrer a uma Instituição. “Queremos que Portugal não seja exclusivamente um País de lares” e por isso temos “respostas mais humanizantes e mais dignificantes” acrescentou o Governante.

O executivo prevê ainda a criação de uma rede de cantinas sociais que permita, dentro do programa de emergência social, conjuntamente com as instituições sociais, “dar uma resposta mais directa a muitas famílias que não conseguem ter uma ou duas refeições” por dia, apontou o Ministro. O mesmo responsável assegurou que não vão ser construídos novos equipamentos, mas sim rentabilizados os já existentes nas Instituições.

Pedro Mota Soares referiu que a linha de crédito estará disponível “em breve”.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Embarcação mais acessível do mundo está atracada em Portimão até 13 de Julho

O veleiro “Lo Spirito di Stella”, considerada a embarcação mais acessível para pessoas com

Sul Informação

Banco Alimentar do Algarve ganha câmara de congelação e mais capacidade de resposta

Uma nova câmara de congelação com capacidade para 20 toneladas de alimentos vai ajudar

Sul Informação

Recrutas do 3º Curso de Praças do Exército juram bandeira em Beja

A cerimónia de Juramento de Bandeira do 3º Curso de Formação Geral Comum de