A Universidade do Algarve acolhe, a partir de hoje, segunda-feira, e até sexta-feira, um evento internacional único no país, relacionado com a transferência de tecnologia.
A academia algarvia, através do CRIA – Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia, foi a parceira escolhida pela Commercial Law Development Program (CLDP), uma divisão do Governo dos Estados Unidos da América, para promover o workshop de capacitação «Fostering an Entrepreneurship and Innovation Ecosystem in Tunisia through the Effective Use of Technology Transfer Office».
«Portugal foi o país escolhido para acolher este programa internacional tendo em conta, entre outros aspetos, a experiência portuguesa do CRIA – Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia da UAlg na criação de um gabinete de transferência de tecnologia e o respetivo funcionamento, em prol da promoção de um ecossistema de inovação que impulsiona a indústria privada e a investigação universitária para o bem público», revelou a Universidade do Algarve, numa nota de imprensa.
Na iniciativa, será um testemunho do trabalho de incentivo ao desenvolvimento económico e promoção de um mercado livre que tem sido desenvolvido pela CLDP em países do Oriente Médio e Norte da África, neste caso, na Tunísia.
Com a ação que desenvolve, neste âmbito, a divisão do Department of Commerce do Governo norte-americano «propõe-se ajudar a desenvolver a capacidade dos membros do governo deste país e dos centros universitários / investigação na transferência de tecnologia e sistemas de propriedade intelectual».
O evento contará com a presença de responsáveis do Department of Commerce do Governo dos EUA e oradores convidados, entre os quais o diretor do INESC-TEC, o vice-diretor do Cambridge Enterprise Ltd. da Universidade de Cambridge, o diretor de Marketing da EDP, elementos da Universidade do Algarve, do Centro de Ciências do Mar (CCMAR), do Instituto Superior Técnico, da Universidade da Beira Interior, do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e das empresas Sparos, Necton e Itelmatis.
«A CLDP oferece serviços de consultoria e formação para legisladores, reguladores, juízes, advogados, docentes e responsáveis administrativos e governamentais que procuram assistência na definição de políticas e estratégias de avaliação, revisão e implementação de modo a promover a evolução dos sistemas jurídicos comerciais», enquadrou a UAlg.