Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O Ministério da Saúde está «empenhado em reforçar a frota de viaturas para o apoio domiciliário», no Algarve. A garantia foi dada esta quarta-feira, dia 29 de Novembro, pelo secretário de Estado da Saúde, durante a cerimónia de inauguração oficial da Unidade de Saúde Familiar (USF) Ossónoba, que está a funcionar desde Agosto no Centro de Saúde de Faro.

A necessidade de apostar mais nos cuidados de saúde domiciliários esteve no centro do discurso do membro do Governo, segundo revelou a Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve.

«A estratégia do governo para 2018 passa por reforçar a importância estratégica da domiciliarização dos cuidados, não só para evitar os internamentos desnecessários nos hospitais, mas também para promover, junto dos cuidados de saúde personalizados, o desenvolvimento deste apoio ao domicílio», defendeu Manuel Delgado.

«Por outro lado, estamos a trabalhar com os hospitais a possibilidade de hospitalização domiciliária. Neste caso passa pela criação de acordos de integração de cuidados entre unidades de cuidados de saúde primários e hospitais no sentido de criarem equipas conjuntas na área de enfermagem, na área médica, na área da reabilitação, na área da psicologia e na área social, de forma a podermos ter em casa alguns tipos de doentes agudos, onde a passagem para casa pode ter muitas vantagens clínicas. Este trabalho está a ser objeto de criação de incentivos próprios, de forma a podermos ter este tipo de iniciativas, tratando os doentes no seu domicilio», acrescentou o membro do Governo.

O secretário de Estado da Saúde também destacou a importância das Unidades de Saúde Familiar «para reforçar a prestação de cuidados de saúde de proximidade à população e aumentar a confiança no Serviço Nacional de Saúde (SNS)».

«Esta unidade representa mais um exemplo da aposta estratégica do governo no desenvolvimento de USF em todo o País. Estamos a trabalhar por um lado na constituição de novas Unidades de Saúde Familiar e, por outro, na passagem de USF de modelo A para modelo B», salientou Manuel Delgado.

A USF “Ossónoba” reúne uma equipa multidisciplinar composta por seis médicos, seis enfermeiros, quatro assistentes técnicos e abrange cerca de 10 500 utentes do concelho de Faro. É uma das 14 existentes na região, que, em conjunto, abrangem mais de 145 mil utentes.

sulinformacao

Também poderá gostar

Órgãos Antigos a Sul José Carlos Araújo

Ciclo “Órgãos Antigos a Sul” leva música barroca francesa à Igreja do Carmo

O ciclo “Órgãos Antigos a Sul” vai ter mais uma sessão no sábado, dia

Sul Informação

Faro: Incêndio consome sucata e detritos em Vale da Venda

Um incêndio, durante esta madrugada, nas instalações da empresa Ambitrena, em Vale da Venda,

Sul Informação

Unidade Móvel de Saúde de Castro Marim encerra por chumbo da oposição

É o fim da Unidade Móvel de Saúde (UMS) de Castro Marim. A proposta