Um acordo de cooperação entre o Município de Alcoutim e a Associação de Guitarra do Algarve (AGA) fez nascer um polo dinamizador no concelho. As aulas decorrem há já um ano e dividem-se entre Alcoutim e Martim Longo, num total de 24 crianças e jovens aprendizes de guitarra clássica.
José Pedro é o formador que tem acompanhado este projeto em Alcoutim e diz que a parte mais difícil, a iniciação, já foi concluída. “Agora é quando começam a gostar mais e a evoluir”, adianta o formador referindo-se aos dois anos que se seguem.
Para além dos vários encontros entre os polos algarvios, o grupo já participou em alguns concertos, nomeadamente na comemoração dos 10 anos da AGA, no Teatro das Figuras em Faro. Localmente, o polo de Alcoutim tem realizado apresentações nos finais de período do ano escolar. O propósito final, segundo a AGA, é formar uma “Orquestra Juvenil de Guitarras do Algarve”.
Com um apoio autárquico de cerca de 24.000 euros, o projeto assumiu uma grande importância no concelho, ao nível da formação de públicos e dinamização da vida cultural.