A população do concelho de Odemira pode escolher e votar até ao fim do mês de outubro as 22 propostas finalistas do Orçamento Participativo. As propostas mais votadas, até ao montante global de 500 mil euros, serão incluídas no Orçamento Municipal do próximo ano.
A população apresentou propostas para projetos de investimento no território odemirense, de interesse coletivo, que vão desde construção e recuperação de equipamentos desportivos, culturais e sociais, requalificações urbanas, rede de pontos wireless e projetos de sustentabilidade ambiental.
As propostas incidem sobre a generalidade do concelho, do interior ao litoral, sendo umas dirigidas aos mais jovens e outras para a população idosa, sempre com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e a vivência local.
A votação das propostas finalistas acontecerá no mês de outubro, on-line no site www.op.cm-odemira.pt e de forma presencial, no Balcão Único do Município de Odemira ou na mesa de voto itinerante que irá deslocar-se às freguesias. Esta é mesmo uma das novidades no processo do Orçamento Participativo de Odemira.
Perante a dimensão do território e grande distância entre as sedes de freguesia, a autarquia decidiu criar uma nova forma de votação, através de uma mesa de voto itinerante, que será deslocada um dia a cada sede de freguesia.
Através do Orçamento Participativo, a autarquia odemirense pretende incentivar a participação dos cidadãos, de uma forma dinâmica e construtiva, baseada nos princípios de proximidade e transparência.
Após a votação, serão apresentadas as propostas vencedoras, entre Novembro e Dezembro, sendo incorporadas no Orçamento Municipal de 2013.