A cidade de Faro vai acolher, entre 6 e 12 de junho, uma iniciativa que vai congregar igrejas cristãs de várias confissões, empresas, escuteiros, escolas e a própria Câmara Municipal na realização de um evento que visa chamar a atenção para a mais grave crise que a humanidade enfrenta: a ecológica.
Promovido pela Sociedade Bíblica e pela Associação A Rocha – uma das mais antigas ONGA portuguesas, fundada precisamente no Algarve, mas já presente nos cinco continentes do mundo –, o road show “eKlogia” (ekklesia = igreja, logos = Palavra/Bíblia), tem como objetivo a “mobilização da população algarvia para a tomada de consciência sobre o estado do planeta” e a sua “responsabilidade e privilégio em conhecer, desfrutar e cuidar da natureza”, como “herança e casa comum”.
Segundo a organização, “a proposta passa por revisitar as Sagradas Escrituras, património da humanidade e referência central da nossa cultura e identidade, a fim de encontrar inspiração para lidar com o maior desafio desta geração: a destruição em grande escala da nossa herança natural e casa comum, o Planeta Terra”.
“Trata-se de um movimento de cidadania, aberto a pessoas de todas as idades, graus de instrução e convicções, com ou sem fé”, acrescenta ainda a organização, explicando que, “aos que têm fé cristã é proposto que aprofundem os fundamentos bíblicos da sua fé que nos convoca a conhecer, desfrutar e cuidar da criação” e “a todos os outros, convida-se ao diálogo, à reflexão a partir dos nossos valores comuns, e a ação conjunta”.
O road show, que já passou pelas cidades de Beja, Alcobaça e Évora, integrará uma exposição interativa, intitulada “Planeta azul, Palavra viva, Igreja verde” e um conjunto de iniciativas de animação cultural, educação ambiental, debates, workshops práticos de ecologia doméstica, passeios, tertúlias, entre outras. Estas iniciativas promoverão o debate e a reflexão sobre a temática, assim como um olhar renovado sobre a natureza e uma nova atitude para com a mesma.
Em Faro, a exposição será inaugurada na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, na quarta-feira, 6 de junho, pelas 21h00, com representantes dos vários parceiros.
PROGRAMA
4ª FEIRA, 6 DE JUNHO • ABERTURA OFICIAL
19.00h – Workshop “Igreja Verde” – Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve (EHTA). Destinado a todas as comunidades de fé, em especial para as lideranças.
21.00h – Sessão de abertura com “Amarguinha de Honra” – EHTA
5ª FEIRA, 7 DE JUNHO • Abre às 10.00h » Encerra às 20.00h
Mercado de Trocas, ao longo do dia – EHTA. Exposição de produtos e objetos que poderão ser trocados por outros, a custo zero.
6ª FEIRA, 8 DE JUNHO • Abre às 10.00h » Encerra às 17.00h
Mercado de Trocas, ao longo do dia – EHTA
SÁBADO, 9 DE JUNHO • Abre às 10.00h » Encerra às 17.00h
Mercado de Trocas, ao longo do dia – EHTA
10.00h – Bioblitz – Alameda João de Deus. Expedição que pretende promover uma nova maneira de descobrir a Natureza, com o intuito de identificar o maior número possível de organismos e seres vivos. Iniciativa organizada pela A Rocha, na qual poderão participar crianças, jovens e adultos (nomeadamente famílias).
15.00h – Passeio à Quinta Pedra de Esquina – Quelfes, Olhão. Visita à horta biológica com música e teatro, pensada para um público infantil, podendo os participantes levar lanche para piquenique.
DOMINGO, 10 DE JUNHO • Abre às 10.00h » Encerra às 17.00h
Mercado de Trocas, ao longo do dia – EHTA
10.00h – Expo-Saúde – EHTA. Rastreio médico gratuito para todas as idades.
Das 15.00h às 17.00h – Workshop sobre aproveitamento de materiais e desperdícios – EHTA. Promovido pelo Agrupamento 1324 da Sé de Faro do Corpo Nacional de Escutas.
16.00h – Seminário sobre Saúde e Ambiente – EHTA. Promovido pela Associação Internacional Temperança (AIT).
2ª FEIRA, 11 DE JUNHO • Abre às 10.00h » Encerra às 20.00h
Mercado de Trocas, ao longo do dia – EHTA
Das 19.00h às 20.00h – Expo-Saúde – EHTA
21.30h – Tertúlia – Esplanada do “Cidade Velha”, junto da Sé de Faro. Iniciativa de reflexão com canto, pintura, declamação de poesia, música, etc.
3ª FEIRA, 12 DE JUNHO • Abre às 10.00h » Encerra às 20.00h
18.00h – Debate sobre os dois livros da Criação: a Natureza e a Bíblia – EHTA
Encerramento do EKLOGIA
NB.: Este programa pode vir a ser sujeito a pequenas alterações