“Igualdade de Género e Violência Doméstica: (Des)Igualdades (Irre)Conciliáveis” é o tema do seminário agendado para o dia 22 de novembro, a partir das 9.30 horas, na Biblioteca Municipal de Odemira, realizado no âmbito da Semana Temática sobre “A Igualdade de Género, Violência Doméstica e Direitos das Crianças”.
Este Seminário, promovido pela TAIPA – Organização Cooperativa para o Desenvolvimento Integrado do Concelho de Odemira, através do Projeto Igualando, contará com a participação de figuras de destaque na área e permite um olhar aprofundado em torno das questões da Igualdade de Género e Violência Doméstica.
O Seminário será aberto à comunidade, mas especialmente dirigido a técnicos e entidades da sociedade civil. Pretende-se provocar a reflexão em torno da Igualdade de Género e da Violência Doméstica, aliando desde a componente teórica ao conhecimento de experiências locais e nacionais de trabalho nestas áreas.
Na abertura, pelas 9.30 horas, estarão presentes a Diretora do Centro Regional de Segurança Social de Beja, Helena Branquinho Barreto, e o Presidente da Câmara Municipal de Odemira, José Alberto Guerreiro.
Para as 10.00 horas está prevista uma conferência por João Redondo, Psiquiatra e Coordenador do Serviço de Violência Familiar do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Coimbra – Unidade Sobral Cid). Seguir-se-á o painel com o tema “Igualdade de Género”, com as participações de João Paiva (Comissão para a Igualdade e Cidadania) e Madga Alves (Projeto Biblioteca Itinerante pela Igualdade da UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta).
Para as 14.30 horas, está previsto o painel “Violência doméstica… afeto, medo e poder”, com a participação de Manuel Lisboa (Diretor do Observatório Nacional de Violência e Género – Universidade Nova de Lisboa), Manuel Lopes (Representante da Rede de Intervenção Integrada em Violência Doméstica do Distrito de Évora e Diretor da Escola Superior de Enfermagem S.João de Deus da Universidade de Évora) e Ana Calhau (Diretora da Delegação do Alentejo da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais).
As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas online, através do Site da TAIPA, em www.taipa-desenvolvimento.pt, do blog www.projeto-igualando.