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ikea eiaA multinacional IKEA já assinou o contrato de Comercialização e Gestão do futuro Designer Outlet Algarve, um centro comercial de 17 mil metros quadrados com 110 lojas que deverá abrir no Verão de 2017 junto à loja que o grupo sueco vai inaugurar perto do Parque das Cidades, em Loulé, já em 2016.

Segundo revelou o IKEA, numa nota de imprensa, quem irá erguer esta superfície comercial é a empresa austríaca ROS Retail Outlet Shopping, «conhecida pelos seus conceitos inovadores em centros outlet». A companhia austríaca já começou, de resto, o processo de comercialização do Designer Outlet Algarve «e apresentará o projeto durante a exposição MAPIC entre os dias 18 e 20 de novembro, em Cannes».

Este outlet é, apenas, um dos elementos de um complexo comercial bem mais amplo que ocupará uma área total de 85 mil metros quadrados.

«Com construção prevista em duas fases, o Designer Outlet Algarve será uma das principais atrações do Complexo Comercial do Algarve, com capacidade para captar não só residentes como também turistas», descreveu a multinacional sueca, acrescentando que esta infraestrutura « disponibilizará uma oferta de grandes marcas de moda e lifestyle com descontos permanentes até 70% durante todo o ano».

«Estamos muito orgulhosos por sermos parceiros da IKEA Centres Portugal neste projeto único. A atratividade e o potencial turístico do Algarve oferecem condições para que este outlet seja um sucesso. A combinação da loja IKEA com a oferta de marcas de moda e lifestyle e ainda com a área de lazer fará com que este seja um local de paragem obrigatória em Portugal», ilustrou o diretor da ROS Retail Outlet Shopping Thomas Reichenauer.

Já o seu congénere da IKEA Centres Spain & Portugal Richard Vathaire frisou que a ROS «é uma operadora europeia inovadora e experiente para gerir o Designer Outlet Algarve, o qual contribui, em conjunto com a loja IKEA e um centro comercial, para que o Complexo Comercial do Algarve ofereça uma experiência de compra única».

Lotes do complexo comercial do IKEAO Complexo Comercial do Algarve, um projeto que está a ser dinamizado pelo IKEA, prevê a construção de espaços de diferentes tipologias, «ancorados por uma loja IKEA». Ou seja, além da loja da marca sueca, em si (27 mil metros quadrados), haverá uma Outlet Village, onde se incluirá o projeto da ROS, bem como um centro comercial de dois andares (41,8 mil metros quadrados), uma zona de Lazer e um parque de estacionamento gratuito com capacidade para cerca de 3700 veículos.

A dimensão do projeto foi uma das suas valências que motivou críticas, mas não a única. O grupo IKEA tem estado debaixo de fogo desde que anunciou a sua intenção de abrir o Complexo Comercial de Loulé, com associações ambientalistas e de empresários algarvias a questionar a localização escolhida, pelo impacto ambiental que tem, mas também pelas potenciais consequências negativas que pode trazer para o demais tecido económico algarvio e as questões sociais que daí poderão resultar.

O IKEA sempre refutou estas acusações, garantindo que irá respeitar o meio ambiente e salientando que este projeto implicará um investimento de 200 milhões de euros, na região, e que promoverá a criação «de 3 mil postos de trabalho, diretos e indiretos»

 

O Complexo Comercial do Algarve do IKEA em números:

Designer Outlet Algarve – 17 mil m²

Centro Comercial  – 41,8 mil m²

IKEA Algarve – 27 mil m²

Área total – 85,8 mil m²

Comércio de moda:

Aproximadamente 110 lojas (apenas no Designer Outlet Algarve)

Parque de estacionamento:

Aproximadamente 3700 lugares gratuitos

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