Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A imagem da XV Feira Medieval de Silves, que se realiza de 10 a 19 de Agosto, volta a ser criada pelo fotógrafo André Boto. 

Tendo como tema base “Silves, 1189. A Conquista”, a imagem dará a conhecer o famoso episódio da história da cidade, no qual o Rei D. Sancho I, com ajuda dos Cruzados que se dirigiam à Terra Santa, toma a cidade.

«Creio que a imagem deste ano é muito poderosa e fará, por certo, trabalhar a imaginação de quem a vir, convidando a que possam estar em Silves, de 10 a 19 de agosto, na XV edição deste evento», diz Rosa Palma, presidente da Câmara Municipal.

«Queríamos, precisamente, continuar a dar uma dimensão de grande dramatismo, diria mesmo cinematográfica, a esta criação, já que a história de Silves, cheia de episódios grandiosos, personagens de grande poder e influência, lendas e poesia, nos permite explorar com muita força tudo o que diz respeito à produção visual», reforça a autarca.

Na sessão fotográfica que permitiu a criação da imagem da XV Feira Medieval de Silves procurou-se criar uma imagem vívida e dramática de dois guerreiros, um cristão e um muçulmano, que, certamente, ao longo dos vários meses que durou o cerco à cidade (de Junho a 3 de Setembro) e durante o confronto se terão enfrentado.

A determinação de ambos os lados em confronto está retratada, bem como a presença de todos os demais que viviam na cidade ou que seguiam os combatentes, personificados pelo místico rosto que aparece quase como que uma sombra e as mulheres e crianças, personificados pela jovem que olha o infinito, em busca de melhores dias.

André Boto contou com a participação de vários modelos, todos voluntários: Bruno Guerreiro (o cristão), António Santos (o muçulmano), Catarina Marreiros (a jovem) e Eduardo Ramos, o músico silvense que, mais uma vez, se associa a este evento, onde também atua todos os anos. Aliás, estes modelos são, mais uma vez, pessoas que têm uma relação com a Feira Medieval, participando e visitando-a, fazendo parte da sua história e dos afetos que ela proporciona.

André Boto residiu em Silves por longos anos e tem nesta cidade as suas origens. O seu currículo inclui inúmeras distinções.

Anita Oliveira (do salão de cabeleireiro Anita, em Silves) realizou, também por mais um ano, a caracterização dos personagens – cabelo e maquilhagem.

A sessão fotográfica decorreu na Casa da Cultura Islâmica e Mediterrânica, tendo a autarquia contado com a colaboração, para esse efeito, do Centro de Estudos Luso-Árabes de Silves (CELAS).

Este ano, a Feira Medieval tem como patrocinadores a Região de Turismo do Algarve, Delta, Doner Kebab Al-Sultão, Fiesa Prosand, Crazy World, Aqualand. Já os media partners são o Sul Informação e a Rádio Universitária do Algarve (RUA) FM.

A Feira Medieval de Silves é um ECOevento, certificado pela Algar.

 

Distinções recentes de André Boto:

• 2017 – Medalha de Prata no concurso MIFA – Moscow International Foto Awards 2017, Rússia

• 2016 – Master Qualified European Photographer – com fotografia de interiores

• 2016 – 3º Prémio no concurso “NYC4PA – Macro”, EUA

• 2016 – Vencedor da categoria de “Paisagem e Habitats” no concurso “AMBID 2016”

• 2016 – Menção Honrosa do concurso “Motif Collective – Shadows”

• 2016 – 6º Lugar no concurso “Night Photography & Light Painting”

• 2016 – Menção Honrosa no concurso “FAPA – Fine Art Photo Awards – Photomanipulation”

• 2016 – 2 Nomeações no concurso “Not Indoor Photography – 2016”

• 2016 – 2 Menções Honrosas e 5 Nomeações no concurso “La Grande Awards

• 2016 – 4 Nomeações no concurso “11th Black and White Spider Awards”

• 2016 – Nomeado/Finalista no concurso “1000 for 1 – New Eyes”

sulinformacao

Também poderá gostar

Obras Agua Armação Pera

Obras na rede de água provocam interdição de trânsito em Armação de Pêra

Obra é «é importante para a melhoria do fornecimento de água» a Armação de
Close-up of Water Dripping from Water Faucet

Silves: Obras cortam água no Falacho, Vale de Lama e Almarjão

Câmara de Silves diz que podem ocorrer variações de pressão e caudal
req lg republica

Silves dá “nova cara” ao Jardim do Largo da República

Obra tem duração prevista de 14 meses