A Infraestruturas de Portugal (IP) adjudicou a contratação do estudo prévio para construção da Variante à EN125, em Olhão, anunciou, esta quarta-feira, 7 de Junho, aquela empresa pública.
Esta obra, que é uma das intervenções definidas como prioritárias, tem em vista o «incremento das condições de fluidez e de segurança da circulação rodoviária e pedonal», explica a IP.
Numa das visitas de Pedro Marques, ministro do Planeamento e das Infraestruturas, o governante já tinha garantido que a intervenção é «mesmo para realizar».
O objetivo da obra é dotar a EN125 «de um elevado nível de serviço de qualidade, consentâneo com uma região de turismo de excelência como é atualmente o Algarve».
O traçado proposto como alternativa à EN125 em Olhão foi consensualizado entre a IP e a Autarquia e «representa uma solução que assegurará uma forte melhoria na mobilidade e a coesão do tecido urbano, visando ultrapassar as questões ambientais observadas pela Agência Portuguesa do Ambiente em anteriores estudos desenvolvidos pela subconcessionária Rotas do Algarve Litoral (RAL)», diz a IP.
A futura variante terá uma extensão de cerca de seis quilómetros, uma via por sentido e aproveitará troços municipais existentes.
Ao longo deste traçado serão construídas sete rotundas em articulação com a rede viária local para garantir a «melhoria da mobilidade urbana e da acessibilidade ao Porto de Olhão, facilitando a circulação de passageiros e mercadorias», conclui a Infraestruturas de Portugal.