A empreitada de substituição de travessas de madeira por betão, nas estações de Alcantarilha, Silves, Estômbar e Mexilhoeira Grande foi consignada no dia 31 de Julho, dando assim continuidade ao plano de investimentos da Infraestruturas de Portugal previstos para a Linha do Algarve, «visando a melhoria da eficiência e competitividade do sistema ferroviário», anunciou aquela empresa.
A intervenção, adjudicada à empresa OPWAY pelo valor de 549.436,25 euros e um prazo de execução de 90 dias, que engloba também a substituição de carris de barra curta por carril de barra longa soldada, é complementar às já executadas nas estações de Olhão, Fuzeta, Tavira, Cacela e Vila Real de Santo António.
A obra tem em vista, segundo a empresa Infraestruturas de Portugal, «o reforço das condições de segurança, o incremento da disponibilidade e fiabilidade da infraestrutura e do conforto para os passageiros».
No primeiro semestre de 2015, foram concretizadas, na Linha do Algarve, as empreitadas de alteamento das plataformas das Estações de Portimão e Cacela, com o objetivo de facilitar o processo de embarque/desembarque dos passageiros.
Foram também «desenvolvidas várias ações mitigadoras da prática de atravessamento indevido do canal ferroviário por parte de confinantes e transeuntes, obviando situações de risco para os infratores e para a tripulação e passageiros dos comboios», ou seja, foram eliminadas algumas passagens de nível.
Encontram-se em curso os trabalhos de substituição da cobertura do edifício de passageiros da Estação de Albufeira e renovação de instalações sanitárias e o alteamento das plataformas das Estações de Vila Real de Santo António e Fuseta.
Até ao final de 2015, acrescenta a empresa responsável pela infraestrutura ferroviária nacional, será ainda concretizado o alteamento das plataformas da Estação de Silves, com um custo estimado de 160 mil euros.
Estas intervenções representam um investimento global na ordem dos 860 mil euros.