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Técnicos da Infraestruturas de Portugal (IP) apresentaram, na passada quinta-feira, 10 de Maio, duas propostas de traçados para avançar com a construção da «tão ambicionada» Variante de Olhão. 

Analisados os traçados propostos, a IP avança nos próximos 30 dias para a elaboração dos estudos prévios e de impacte ambiental, «salvaguardando sempre o interesse da população», garante António Pina, presidente da Câmara de Olhão, em nota de imprensa.

A intervenção, que será da responsabilidade da IP, tem por objetivo criar uma alternativa viária que permita diminuir o número de veículos na Avenida D. João VI, troço da EN125 que atravessa Olhão, sobrecarregando de trânsito a zona.

O presidente da autarquia destaca que, apesar de não ser responsabilidade direta da Câmara, a criação da Circular de Olhão «é uma luta deste executivo», sendo de extrema importância «dotar a cidade de estruturas viárias adequadas que garantam segurança, acessibilidade e qualidade ambiental à população da cidade e aos que aqui transitam».

Em Janeiro de 2017, Pedro Marques, ministro do Planeamento e Infraestruturas, foi a Olhão garantir que a Variante de Olhão ia mesmo avançar, com as obras a começar, na melhor das hipóteses, no último trimestre deste ano (2018).

Outros traçados da Variante de Olhão já tinham sido, anteriormente, sujeitos a discussão pública, tendo sido reprovados pelo seu impacto ambiental e por atravessarem zonas povoadas, a curta distância de habitações.

sulinformacao

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