Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Empresas, empreendedores e produtores de conhecimento vão passar três dias a procurar maneiras de colocar os resultados da investigação feita na região ao serviço da economia.

O evento «Inovar Algarve» começa esta quarta-feira, dia 5, e dura até sexta-feira, no edifício da Faculdade de Economia, no Campus de Gambelas da Universidade do Algarve (UAlg) e quer mostrar que conhecimento que pode ser comercializado.

O programa completo do ciclo de conferências, o primeiro dos dois momentos do «Inovar Algarve» foi lançado esta semana e pode ser consultado online. Nele é bem notória a preocupação em juntar empresários e investigadores, havendo momentos dedicados exclusivamente a encontros bilaterais entre representantes destas duas áreas.

A iniciativa da universidade algarvia, através do CRIA- Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia da UAlg, começa hoje às 14 horas.

A primeira palestra está agendada para as 14h30, num dia muito orientado para o empreendedorismo. E para que surjam novas ideias de negócio, boa parte da tarde, entre as 15h45 e as 17h30, será dedicada a encontros bilaterais entre empresas, empreendedores e investigadores. O primeiro dia é dedicado ao tema «Valorização do Conhecimento».

No segundo dia de evento, volta a estar presente a componente de promoção das relações entre o mundo empresarial e académico, desta vez em sessões de trabalho temáticas que decorrerão em paralelo, duas a duas.

Empreendedores e cientistas vão falar sobre as temáticas «Mar: Gestão Costeira, Tecnologias Marinhas e Recursos» e «Turismo: Modalidades, Destinos, Produtos e Comportamentos» (das 10h30 às 12h30) e sobre «Saúde, Alimentação e Bem-Estar» e «Artes e Património: Media, Artes e Tecnologia» (entre as 15 e as 17 horas).

Ao longo do segundo dia de evento, dedicado ao tema «Universidade do Algarve enquanto Veículo de Inovação», serão ainda feitas diversas apresentações por especialistas em diferentes áreas.

No dia 7 de dezembro, entre as 10 e as 17 horas suceder-se-ão intervenções sobre o tema geral «Reposicionamento das Unidades de I&D».

O diretor-geral da COTEC Portugal Daniel Bessa, o presidente o INESC Porto José Manuel Mendonça, John Edwards, da Plataforma S3 da União Europeia e líderes de projeto de diversas estruturas, entre as quais centros de investigação ligados à UAlg, são alguns dos oradores convidados.

Também no último dia do «Inovar Algarve», será promovido um debate sobre o tema «Repensar e Reposicionar as Unidades de I&D: Desenvolvimento de Produtos e Serviços» que contará com a participação de Daniel Bessa (COTEC Portugal), Francisco Banha (GesBanha e Business Angels Club), Telmo Vilela (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), Pedro Cabrita Carneiro (Fundação para a Ciência e Tecnologia), José Manuel Mendonça (INESC-Porto) e Carlos Faro (BIOCANT).

 

«Inovar Algarve» continua em janeiro

O ciclo de conferências «Inovar Algarve» será o primeiro de dois momentos deste projeto. Este ciclo será complementado com uma Feira de Inovação que o CRIA vai organizar a 31 de janeiro e 1 de fevereiro de 2013.

O objetivo geral destas duas iniciativas complementares é salientar o potencial comercial do conhecimento que se produz no Algarve e coloca-lo ao serviço da economia regional e nacional.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Equipa do Mestrado em Medicina mostra trabalhos inovadores feitos na UAlg em congresso internacional

Uma equipa do Mestrado Integrado em Medicina da Universidade do Algarve vai mostrar trabalhos

Sul Informação

Privados tiveram prioridade, mas setor público também já começou a “ir” aos fundos do Algarve 2020

Há muitos projetos de empresas que já viram aprovada a comparticipação de fundos da

Sul Informação

Vítor Neto é o novo presidente do Conselho Geral da UAlg e quer potenciar contributo da universidade para a região

Vítor Neto, responsável máximo pelo NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve, foi