Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Uma brigada do Instituto Hidrográfico da Marinha está a realizar um levantamento topo-hidrográfico no Rio Guadiana, entre Alcoutim e Pomarão, desde 9 de Outubro, prevendo-se que termine em 19 deste mês. Este levantamento integra-se no âmbito do projeto “Guadiana: Património Natural Navegável”.

Este projeto tem como objetivo a reabilitação da navegabilidade do Guadiana no troço internacional, em que o rio estabelece a fronteira entre Portugal e Espanha, assim como das infraestruturas portuárias existentes em ambas as margens, e os respetivos acessos.

Este projeto pretende «aumentar a segurança da navegação» e assim proporcionar «o desenvolvimento das atividades recreativas e turísticas».

Este projeto decorre do Programa Operativo de Cooperação Transfronteiriça Portugal-Espanha, que integra como parceiros o Instituto Hidrográfico, a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, a Docapesca – Portos e Lotas e ainda a Agência Pública de Puertos de Andalucía.

O objetivo do trabalho da Brigada Hidrográfica é obter informação topo-hidrográfica atualizada da via navegável do Guadiana.

A aquisição dos dados de sondagem do leito do rio é feita através de um sistema de alta resolução multifeixe, instalado numa lancha, e de um sondador de feixe simples, instalado num bote.

A topografia de estruturas e de pontos de apoio foi efetuada com recurso a métodos de rádio-posicionamento satélite (GNSS, Global Navigation Satellite System).

Após a realização do levantamento topo-hidrográfico, será efetuada caraterização físico-química dos sedimentos, o projeto de assinalamento marítimo e a respetiva produção da cartografia náutica.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Helicóptero da Força Aérea resgata dois velejadores alemães 65 milhas a Sul do Algarve

Um helicóptero da Força Aérea resgatou este sábado dois velejadores alemães do veleiro “Sunflower”,

Sul Informação

Golfinho morto retirado da água junto ao Porto da Baleeira em Sagres

O corpo de um golfinho foi recolhido das imediações do Porto de Pesca da

Sul Informação

Marinha garante que não fará «rebentamentos nem treinos com tiro» nos Hangares

«Não haverá quaisquer inativação de explosivos, rebentamentos, treinos de tiro, nem exercícios militares com