Uma brigada do Instituto Hidrográfico da Marinha está a realizar um levantamento topo-hidrográfico no Rio Guadiana, entre Alcoutim e Pomarão, desde 9 de Outubro, prevendo-se que termine em 19 deste mês. Este levantamento integra-se no âmbito do projeto “Guadiana: Património Natural Navegável”.
Este projeto tem como objetivo a reabilitação da navegabilidade do Guadiana no troço internacional, em que o rio estabelece a fronteira entre Portugal e Espanha, assim como das infraestruturas portuárias existentes em ambas as margens, e os respetivos acessos.
Este projeto pretende «aumentar a segurança da navegação» e assim proporcionar «o desenvolvimento das atividades recreativas e turísticas».
Este projeto decorre do Programa Operativo de Cooperação Transfronteiriça Portugal-Espanha, que integra como parceiros o Instituto Hidrográfico, a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, a Docapesca – Portos e Lotas e ainda a Agência Pública de Puertos de Andalucía.
O objetivo do trabalho da Brigada Hidrográfica é obter informação topo-hidrográfica atualizada da via navegável do Guadiana.
A aquisição dos dados de sondagem do leito do rio é feita através de um sistema de alta resolução multifeixe, instalado numa lancha, e de um sondador de feixe simples, instalado num bote.
A topografia de estruturas e de pontos de apoio foi efetuada com recurso a métodos de rádio-posicionamento satélite (GNSS, Global Navigation Satellite System).
Após a realização do levantamento topo-hidrográfico, será efetuada caraterização físico-química dos sedimentos, o projeto de assinalamento marítimo e a respetiva produção da cartografia náutica.