A noite Pecha Kucha (PKN), um encontro de criativos conhecido a nível mundial, chega ao Algarve e a Portimão a 8 de Março, Dia Internacional da Mulher. A primeira edição do PKN Portimão terá lugar nas instalações do Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (ISMAT), em Portimão, na noite de 8 de Março, a partir das 20h20.
A organização, a cargo de um grupo de criativos ligados ao ISMAT, anuncia que, «por tratar-se do Dia Internacional da Mulher», está a dar a sua «melhor atenção para garantir um conjunto significativo de apresentadoras femininas».
Serão duas horas de apresentação e partilha de trabalhos criativos em ambiente de convívio onde não faltarão música e algumas surpresas.
Entre os criativos que irão fazer as suas apresentações estão já confirmados Inês Barracha, designer e artista plástica, Rafael Correia, arquiteto e Dj, Miguel Santiago, arquiteto e professor de arquitetura, João Rei, Designer, Daniela Braz, Designer e professora de Design, David Palma, Designer e Ilustrador, e ainda Tiago Pereira, Realizador, Visualista e Arquivista.
Criado por Astrid Klein e Mark Ditham (Klein&Ditham Architecture) em 2003, em Tóquio, como um formato de apresentação de ritmo regular, rápido e atrativo, Pecha Kuch Night é hoje uma marca registada que corresponde a eventos globais – realizando-se em mais de setecentas cidades no mundo – e que depois de Lisboa, Porto, Coimbra e Guimarães, chega agora à região do Algarve, à cidade de Portimão.
Uma noite Pecha Kucha significa o encontro e a partilha, numa atmosfera descontraída, informal, e num espaço alternativo, de criativos de diversas áreas- artes plásticas, cénicas, performativas, arquitetura, design, escultura, artesanato, cinema, vídeo, fotografia, mas também literatura, informática, publicidade, jardinagem, decoração, permacultura, culinária, etc, etc.
O formato PKN consiste em cada apresentador mostrar 20 slides que ficam 20 segundos cada na tela de projeção, totalizando assim, para cada apresentador, um tempo total de 6 minutos e 40 segundos.
Cada noite Pecha Kucha inclui entre 10 a 15 apresentadores, com dois momentos de apresentações, incluindo uma beer break e, no final, uma after party.
O formato PKN tem dado provas de potenciar uma dinâmica muito apelativa para assistentes e apresentadores.
Contando sempre com um conjunto selecionado de convidados, em cada evento a organização aceita também auto-propostas, bastando que enviem os elementos indicados no Facebook e no website. A inscrição para participar ou assistir custa 3 euros.