Jacinto Lucas Pires, escritor, dramaturgo e realizador português, estará Biblioteca Municipal de Silves, no próximo dia 23 de setembro, às 21h30, para participar em mais uma sessão da rubrica mensal “Sarau instável”.
Na sua primeira vinda ao concelho de Silves, o vencedor da edição de 2008 Prémio Europa – David Mourão-Ferreira, atribuído pela Universidade de Bari e pelo Instituto Camões, irá falar sobre livros e autores que têm marcado a sua vida, bem como a sua já reconhecida e eclética produção nas áreas do conto, teatro, romance, crónica jornalística, cinema e música.
Apesar da licenciatura em Direito pela Universidade Católica, Jacinto Lucas Pires prosseguiu os passos do seu pai (o conhecido político Francisco Lucas Pires) no gosto pela escrita, publicando em 1996 a sua primeira obra literária, um livro de contos intitulado Para Averiguar do seu Grau de Pureza.
Dos títulos já publicados, destacam-se a ficção Azul-Turquesa (1998), o livro de viagens Livro Usado (2001), os romances Do Sol, Perfeitos Milagres e o recente O verdadeiro actor (2011), as peças de teatro Universos e Frigoríficos (1998), Arranha-Céus (1999) ou Octávio no Mundo (2006), as curtas-metragens É só um minuto (1998) e Cinemamor (1999). Na área musical escreveu letras e canta em Meio Disco, primeiro álbum da banda Os Quais.
O “Sarau instável”, ação que tem lugar regularmente na BMS, desde outubro de 2010, tem permitido a todos os que nele participam, contatar com alguns dos mais importantes nomes das Artes, Letras e Cultura portuguesas.