O poeta João Luís Barreto Guimarães foi o vencedor da edição de 2017 do Prémio Nacional de Poesia António Ramos Rosa e irá receber este galardão numa cerimónia agendada para o dia 2 de Setembro, às 17h30, na Biblioteca Municipal de Faro.
O escritor vai receber um prémio de 5 mil euros e junta-se aos poetas Fernando Echevarria, Fernando Guimarães, Nuno Júdice, João Rui de Sousa e Luís Quintais, «figuras de relevo no panorama da poética nacional», que conquistaram as anteriores edições do prémio, segundo a Câmara de Faro.
João Guimarães recebe este galardão graças à sua obra Mediterrâneo (editora Quetzal), numa decisão unânime do júri, constituído pelos poetas e professores universitários Nuno Júdice e José Tolentino de Mendonça e pela professora da Universidade do Algarve, Adriana Freire Nogueira.
Este livro, publicado em 2016, é o mais recente do escritor de 50 anos, natural do Porto,
A atribuição deste prémio, uma iniciativa da Câmara de Faro que vai para a sua 6º edição (foi recuperada em 2016 após cinco anos de interregno), é feita com o alto patrocínio da Fundação Millennium BCP e com os apoios da Delta Cafés, FNAC, Hotel Faro, Restaurante Tertúlia Algarvia, Faro Boutique Hotel e Direção Regional da Cultura do Algarve.