Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Jovens dos 16 municípios do Algarve vão juntar-se entre os dias 26 e 28 de abril no Complexo Pedagógico do Campus da Penha da Universidade do Algarve para participar no «I Encontro de Juventude do Algarve» (EJA), que será o culminar do caminho até agora percorrido pelo projeto de participação jovem «Algarve 2020».

A iniciativa da «ECOS – Cooperativa de Educação, Cooperação e Desenvolvimento» procura colocar os jovens algarvios a pensar a região e a ter uma voz ativa na construção da sua estratégia de desenvolvimento. Uma palavra a dizer «já hoje» e não dentro de anos.

Esta foi a mensagem que Bruno António e Sofia Martins, dois dos coordenadores do projeto, passaram no final de janeiro numa entrevista ao Sul Informação e à Rádio Universitária do Algarve RUA FM.

«O que se pretende com este projeto é criar uma estratégia para a juventude no Algarve. A ideia é que quem decide por nós e as várias entidades que têm as suas estratégias e medidas, também tenham em consideração a opinião e as propostas dos jovens», resumiu, na altura, o presidente da ECOS Bruno António.

O primeiro Encontro de Juventude do Algarve juntará jovens de toda a região

«Cada vez mais se vê que os nossos dirigentes políticos não necessitam de decidir sozinhos. Têm muitos recursos e a juventude é um deles», considerou.

«No fundo, pretendemos que este projeto seja um primeiro passo e contributo para criar uma nova cultura de participação juvenil nos processos de decisão na nossa região, em que todos os atores têm uma voz ativa e um contributo a oferecer em matéria de desenvolvimento na área da juventude», reforçou a gestora do projeto Sofia Martins, numa nota de imprensa enviada esta semana às redações.

Um dos objetivos do EJA é criar «um documento que possa ser um contributo para uma estratégia regional para a juventude e apresentar uma Agenda 2020 Jovem, constituída por 20 propostas, que possam ser implementadas a nível regional».

Para chegar ao ponto de criar uma compilação de propostas, o projeto «Algarve 2020» realizou nos últimos meses sessões de consulta a jovens, dirigentes juvenis e a técnicos de juventude.

Os contributos recolhidos serão a base dos trabalhos que vão decorrer no EJA, onde não faltarão atividades para os 160 participantes esperados. A ECOS montou um programa diversificado, que além das sessões de trabalho,  terá vários momentos de descontração e animação.

«Temos várias atividades programadas, desde concertos, danças, workshops, uma mostra associativa, parede de escalada, sessões de esclarecimento, mesas de debate, entre outras», revelou Sofia Martins. «O nosso objetivo é permitir que este evento seja também um marco de mobilização regional dos jovens», explicou.

«No final do primeiro dia, sexta feira dia 26 de Abril, terminaremos com a conferência “Geração Liberdade – A Juventude na reconstrução da democracia”, tema que nos parece bastante pertinente na atualidade do país e da Europa e que trará personalidades de âmbito nacional na área da juventude e dos novos movimentos sociais», salientou a gestora do «Algarve 2020».

 

Todos os jovens podem participar e a ECOS apela a que o façam

Os jovens que não estiveram nas sessões de consulta físicas, podem contribuir online, bastando para isso preencher a totalidade ou apenas parte do chamado questionário «Jovem 2020», disponível no site do projeto, à semelhança de muita outra informação pertinente sobre o projeto.

Uma ferramenta que compila «as propostas apresentadas em todos estes processos de consultas locais e as respostas obtidas num anterior questionário lançado a dirigentes associativos e técnicos de juventude».

«Já temos mais de 200 respostas neste questionário online, mas o Algarve tem muitos mais jovens, pelo que apelamos a todos que deem a sua opinião nas áreas que sentem como prioritárias nas suas vidas, pois iremos apresentar os resultados durante o EJA», apelou Sofia Martins.

 

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Câmara de Silves abriu as portas dos seus serviços para ocupar 59 jovens durante as férias

A Câmara de Silves lançou, pela primeira vez, um programa de ocupação de tempos

Sul Informação

Algarve com 20 nomeações para “óscares” dos Publituris Travel Awards

São, ao todo, 20 nomeações de um total de 49, entre elas a de

Sul Informação

Algarve com (muito) menos britânicos, mas com mais alemães em Julho

Vieram (muito) menos britânicos para o Algarve em Julho de 2017 que no mesmo