Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Jorge Mourinho, de 32 anos, frequentou o curso de Engenharia Topográfica e trabalhava na área, até à paragem das obras da EN125, em abril. Michael Vieira, de 31 anos, nasceu na África do Sul e é arquiteto com (muito) pouco trabalho. Ambos têm em comum o gosto pelas bicicletas e por tudo o que a elas está associado, como o estilo de vida que proporcionam.

Vai daí, resolveram lançar em Portimão a primeira empresa de estafetas de bicicleta no Algarve, a Bike Postal.

«Já tínhamos visto este tipo de serviço lá fora e em Lisboa. Sempre achei que este serviço seria útil numa cidade como Portimão e arredores, numa zona relativamente plana e com bastantes dificuldades de trânsito e de estacionamento», explicou Jorge Mourinho ao Sul Informação.

A ideia de negócio foi lançada há um mês e só há cerca de quinze dias o duo de ciclistas começou a divulgar os serviços da Bike Postal. «Para já estamos a ver a receptividade, divulgando o serviço entre as empresas de Portimão, de Alvor, da Praia da Rocha, que serão as nossas zonas de atuação», diz Michael Vieira. «A pouco e pouco, vamos divulgando. 50% das pessoas com quem falámos mostraram-se disponíveis para usar os nossos serviços», acrescentou.

«Nós temos uma vantagem: é que vamos buscar o material a entregar à empresa e vamos entregar diretamente ao seu destino, rapidamente, em segurança e sem intermediários», acrescenta Jorge Mourinho.

Tanto Jorge como Michael são fãs e utilizadores frequentes da bicicleta. «Atualmente, só uso o carro para ir surfar. Desde que larguei o carro que me tenho apercebido como é fácil andar de bicicleta em Portimão», sublinha Jorge Mourinho. Aliás, uma das razões da criação da Bike Postal é exatamente mostrar que «é possível e até é mais fácil usar a bicicleta numa cidade como a nossa, não como desporto, mas como meio de transporte habitual», acrescenta.

Michael Vieira, aplicando o seu olho de arquiteto à cidade, frisa que em Portimão deveria haver mais ciclovias, sobretudo mais zonas em que o trânsito de pessoas e de bicicletas estivesse separado dos automóveis. «A V3 e a V6 deviam ter ciclovias. A utilização da bicicleta é cómoda e mais limpa. Só traz vantagens às cidades, em termos de retirar pressão sobre o trânsito e o estacionamento, e no que diz respeito ao ambiente. Por isso, uma cidade como Portimão, que é relativamente plana, devia apostar mais na criação de ciclovias».

«Ambientalmente é um serviço excelente. Temos como missão ajudar as empresas a serem mais ecológicas e sustentáveis, e a cidade a ser mais limpa», explica Jorge Mourinho.

Mostrando que o seu amor à bicicleta vai muito para além da ideia de negócio, Jorge e Michael são também os impulsionadores do movimento Portimão Cycle Chic, que pretende divulgar a bicicleta como meio de transporte normal. Para isso, já promoveram, no sábado passado, um primeiro passeio entre Portimão e Alvor (ida e volta = 20 quilómetros), que reuniu cerca de 40 pessoas. E mais passeios se seguirão.

Quanto à sua ideia de negócio, o serviço da Bike Postal funciona exclusivamente em Portimão, desde a cidade até Alvor, incluindo a Praia da Rocha, entre as 9h00 e as 18h00.

As tarifas variam entre os 2 e os 8 euros, consoante a urgência da entrega. Como as deslocações são efetuadas de bicicleta, os objetos a transportar não podem pesar mais do que quatro quilos, nem deverão ocupar mais espaço do que quatro dossiês A4.

Nesta primeira fase, Jorge e Michael querem que toda a gente tenha a oportunidade de experimentar o serviço e ver as vantagens que ele tem: «rapidez, preço e comodidade». Para isso, têm uma campanha de lançamento, onde oferecem uma entrega. Para usar a promoção, basta ir ao site e deixar os seus contactos no formulário que lá se encontra e eles entrarão em contacto para agendar as entregas.

Pode ainda contactá-los através do Facebook ou pelo email info@bikepostal.com.

Para que o serviço da Bike Postal, que já está a funcionar, possa arrancar a 100%, os dois jovens empreendedores só estão à espera que cheguem as mochilas que encomendaram na Alemanha. Mas já os pode ver pelas ruas de Portimão, Alvor e Praia da Rocha, a fazer entregas de forma rápida, fácil, e ambientalmente responsável.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Crepes recheados de sabores algarvios partem de São Brás para o mundo

A inspiração surgiu em França, mas, como indica o nome, os crepes do são-brasense

Sul Informação

Beta Talk festejou 5º aniversário com Bolinhas no Blanco Beach

Os cinco anos de conversas inspiradoras da Beta Talk de Portimão foram festejados no

Sul Informação

Quercus pede ao Governo que interrompa a pesca de sardinha por 15 anos

A associação ambientalista Quercus quer que o Governo siga as recomendações científicas do Conselho