Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A JSD/Algarve quer que as Câmaras da região assumam a gestão dos troços da EN125 que atravessam os seus concelhos e que o Governo torne a A22 «numa nova EN125». Os jovens social-democratas  vão lançar um repto aos 16 presidentes de Câmara da região, através de uma carta, para «que se juntem a esta causa», e farão um pedido formal ao ministro do Planeamento e Infraestruturas Pedro Marques para que, através de um decreto de lei, classifique a Via do Infante como Estrada Nacional.

A JSD algarvia defendeu que «chegou a altura de agir efectivamente com a apresentação de uma proposta estruturante» que, na sua visão, passa por uma alteração da classificação destas duas importantes vias que atravessam o Algarve de Sotavento a Barlavento.

«Mais que se limitarem a falar publicamente, sem ação prática conhecida, e a atribuir culpas a sucessivos Governos de Portugal, os senhores presidentes de Câmara têm que assumir a responsabilidade destes troços rodoviários que atravessam os seus municípios ao invés de se esconderem nas costas de diversos ministros e secretários de Estado», defendeu o líder da JSD/Algarve Carlos Gouveia Martins.

A estrutura partidária quer que os municípios aproveitem a abertura do Governo em delegar competências às Câmaras, nomeadamente no setor dos «Transportes e Vias de Comunicação», para chamar a si a responsabilidade pela EN125. Na prática, e segundo a proposta, os troços da EN125 tornar-se-iam Estradas Municipais.

A A22 também seria “despromovida”, neste caso a Estrada Nacional. Isto porque, segundo a JSD, «o Algarve carece de uma estrada nacional digna e plena de condições para receber os milhões de turistas, nacionais e internacionais, que visitam esta região que é a maior bandeira do Turismo português, mas sobretudo o meio milhão de algarvios da região que circula durante os 12 meses no Algarve».

Esta proposta é justificada com o facto de a EN125 ser «uma estrada urbana na quase totalidade dos concelhos que atravessa desde Vila do Bispo a Vila Real de Santo António». «Com o aumento significativo de fluxo automóvel na EN 125, desde a introdução do pagamento de portagens na A22, os valores de sinistralidade aumentaram consideravelmente», alega, ainda, a Juventude Social Democrata.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Moçoilas querem dar música às histórias de vida que recolhem na serra algarvia

Há histórias de vida das gentes da serra algarvia que não são contadas em

Sul Informação

2ª sessão do ciclo “Formar Jovens Autarcas Algarvios” da JSD é sobre Assembleias Municipais

A segunda sessão do ciclo “Formar Jovens Autarcas Algarvios”, da Juventude Social Democrata (JSD),

Sul Informação

Acidente na Via do Infante faz quatro feridos

Uma colisão entre dois automóveis, cerca das 14h00, na Via do Infante, na zona