Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A Junta de Freguesia de Montenegro reduziu para metade a rega de jardins e outros espaços verdes públicos, numa «medida preventiva para minimizar os efeitos da seca que atinge o País».

Segundo Steven Sousa Piedade, presidente desta Freguesia do concelho de Faro, o objetivo é ir «ao encontro das medidas aprovadas no âmbito do Plano de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca (PPMAES), que obrigam a uma redução do consumo urbano da água, nomeadamente no que concerne aos espaços verdes».

«A falta de água constitui uma forte preocupação para a Junta de Freguesia de Montenegro, pelo que faremos todos os esforços no sentido de garantirmos a sua preservação para o consumo humano, já que esta é a grande prioridade perante a seca severa que assola a nossa região e o País», sublinha Steven Sousa Piedade, que apela também à população para fazer o uso moderado da água.

«Os cidadãos têm de ter consciência de que o seu contributo é vital para a poupança da água. Se reduzirem ao máximo o seu uso estarão a colaborar para a preservação deste bem comum, tão seriamente comprometido nos próximos tempos», alerta o autarca.

O PPMAES define como primeira prioridade na poupança de água reservá-la para o consumo humano e remete para os últimos lugares da mesma escala a rega de jardins, o enchimento de piscinas e o funcionamento de fontes ornamentais.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, o mês de Outubro foi o mais seco dos últimos 20 anos, com 30% da precipitação normal para a época. No final do mês passado, todo o território de Portugal continental registava situação de seca severa (24,8%) e extrema (75,2%).

sulinformacao

Também poderá gostar

Órgãos Antigos a Sul José Carlos Araújo

Ciclo “Órgãos Antigos a Sul” leva música barroca francesa à Igreja do Carmo

O ciclo “Órgãos Antigos a Sul” vai ter mais uma sessão no sábado, dia

Sul Informação

Faro: Incêndio consome sucata e detritos em Vale da Venda

Um incêndio, durante esta madrugada, nas instalações da empresa Ambitrena, em Vale da Venda,

Sul Informação

Conduta de abastecimento de água na Ponte do Enxerim já foi substituída

O Município de Silves terminou a empreitada de substituição da conduta de abastecimento de