Artesãos e comerciantes de várias culturas e religiões vão conviver em harmonia e mostrar ao público as suas artes, sabores e tradições, no “Mercado de Culturas… à Luz das Velas”, que terá lugar entre 17 e 19 de abril, no Convento de S. José e ruas circundantes, em Lagoa.
Nesta 1ª edição do “Mercado de Culturas… à Luz das Velas”, uma das três principais culturas monoteístas do Mediterrâneo – a muçulmana – terá destaque, através de uma exposição de fotografias da Jordânia, de workshops de dança oriental e de percussão árabe “darbouka” e também de animação de rua com personagens típicas de países muçulmanos (guerraf e al-Mesaharaty). A música e dança árabe estarão representadas por músicos de países árabes, afro-árabes ou muçulmanos (Marrocos, Argélia, Sudão e Síria).
Além da música étnica, interpretada com instrumentos tradicionais do mundo árabe, haverá um espaço denominado “Lounge”, no qual um Dj passará os temas mais atuais de música árabe, em particular temas arabic chill out.
Mas a organização, a cargo da Câmara Municipal de Lagoa, salienta que «provavelmente, o maior destaque deste evento será a iluminação do Convento de São José e das ruas adjacentes com milhares de velas de cera, com as quais serão desenhados símbolos representativos de algumas culturas do mundo oriental e ocidental: cruz (cristianismo), estrela de David (judaísmo), lua crescente (islamismo), triskle (cultura celta)».
Esta dualidade Oriente-Ocidente é o ponto de partida deste “Mercado de Culturas… à Luz das Velas” que pretende dar a conhecer artesanato, sonoridades, danças, sabores e instrumentos tão fascinantes mas simultaneamente tão diferentes, contribuindo para divulgar e fortalecer manifestações tradicionais populares, tais como o artesanato, a dança, a música, a gastronomia e, em particular, artes ou ofícios em vias de extinção.
Com entrada gratuita, o evento terá o seguinte horário:
Dia 17 abril – 17h00 às 23h00
Dia 18 abril – 12h00 às 23h00
Dia 19 abril – 12h00 às 23h00