D. Sebastião vai ser a figura central das comemorações, a 26 e 27 de Janeiro, do 446º aniversário da elevação de Lagos a cidade.
«A elevação de Lagos a cidade, que se assinala a 27 de Janeiro, representa um dos momentos mais significativos da história local, constituindo o reconhecimento da importância e do trajeto percorrido desde a atribuição do Foral, por D. Manuel I em 1504 até à sua elevação, em 1573, por D. Sebastião», diz a Câmara Municipal.
Este facto levou à instalação na cidade dos governadores do Reino do Algarve, tornando-a numa das mais importantes localidades que se destacaram na História de Portugal. Para assinalar esta efeméride a autarquia organizou um conjunto de atividades.
No dia 26 às 15h00, decorre a conferência “Dom Sebastião, o Rei que elevou Lagos a cidade”, pela professora Maria Augusta Lima Cruz, a realizar-se no auditório dos Paços do Concelho século XXI.
Ainda no mesmo dia, mas às 17h00, no Centro Cultural de Lagos, é inaugurada a exposição “Sebastianismo Revisitado”, por Sam Abercromby.
Sam tem 71 anos e é australiano. Veio para Portugal em 1986 e há 22 anos que mora em Vila do Paço, onde tem o seu atelier.
«Exprime-se através da pintura, da arquitetura, da música, da cerâmica e da literatura. Com uma longa carreira em Portugal, o artista já realizou várias exposições individuais coletivas. Na série da obra sobre D. Sebastião, o artista renegoceia o mito e a vida de Sebastião de Portugal. Reserva o direito, como artista, de levar o mito e as histórias oficiais aceites e “reinvestir”, dando-lhes interpretações criativas, subjetivas, líricas e heróicas», diz a Câmara de Lagos.
Já no dia 27, às 15h00, há uma visita comentada, com ponto de encontro junto à estátua de D. Sebastião, em Lagos.
D. Sebastião, numa das várias visitas reais efetuadas ao Algarve, esteve sediado em Lagos, onde festejou os seus 20 anos de idade. Pela receção que teve e tendo visto o engrandecimento da então vila (tanto em população como pelo seu desenvolvimento socioeconómico), decidiu elevá-la a cidade no dia 27 de Janeiro de 1573.
Ao longo desta visita comentada, os participantes terão oportunidade de conhecer o itinerário do rei, ao então Reino do Algarve, e particularmente as observações do seu cronista João Cascão quando D. Sebastião chegou a Lagos.
As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias (mínimo de 5 e máximo de 15 participantes, no Posto de Turismo Municipal (Praça Gil Eanes / (pim@cm-lagos.pt) até ao dia 24 de Janeiro.