O concelho de Lagos foi, uma vez mais, um dos municípios portugueses distinguidos com o Galardão ECOXXI, numa cerimónia que decorreu a 29 de setembro, em Pombal. O município obteve um índice total de 66,40 por cento, superando os objetivos definidos.
O ECOXXI é um projeto destinado aos municípios, que visa distinguir as boas práticas da sustentabilidade desenvolvidas a nível local, com especial ênfase nos aspetos relativos à qualidade ambiental e às práticas de educação para a sustentabilidade.
«Inspirado nos objetivos da Agenda 21, procura, através de um sistema de 23 indicadores e diversos sub indicadores, avaliar diversas vertentes da sustentabilidade como a gestão de recursos, à informação aos munícipes, passando pela energia, mobilidade, floresta, resíduos, conservação da natureza e biodiversidade, turismo, ordenamento do território, qualidade do ar e da água, agricultura sustentável ou emprego», afirmou a Câmara de Lagos em nota de imprensa.
O galardão ECOXXI 2010/11 visa distinguir os municípios que apresentaram práticas mais sustentáveis durante o período em análise, tendo Lagos obtido um índice total de 66,40 por cento, superando os objetivos definidos e situando-se entre os 11 melhores concelhos de um total de 35 participantes.
A Lagos, e no âmbito deste projeto, voltou a ser atribuído, pelo presidente da Associação Bandeira Azul da Europa José Archer, um diploma, medalha e o galardão/bandeira verde ECO XXI.
A participação neste projeto demonstra uma clara intenção por parte do município em continuar a percorrer o caminho da sustentabilidade e da qualidade ambiental.