Desde que aderiu ao projeto Green Cork, da Quercus, há quatro anos, e até ao final de 2014, a Câmara de Lagos já recolheu 222, 41 quilos de rolhas de cortiça, anunciou a autarquia.
Os «Rolhinhas», recipientes próprios para depositar rolhas de cortiça, chegaram a Lagos em Setembro de 2010, tendo sido distribuídos desde logo pelos edifícios e equipamentos municipais e, mais tarde, pelas juntas de freguesia e algumas escolas do concelho.
Foi nesta altura que o Município se associou à Quercus, na promoção desta campanha no concelho, através do Green Cork, um Programa de Reciclagem de Rolhas de Cortiça que tem como objetivo principal a transformação das rolhas usadas noutros produtos.
Os outros objetivos passam pelo contribuir para a redução de resíduos enviados para aterro sanitário, defender a rolha de cortiça como produto plenamente ecológico e contribuir para a plantação de espécies autóctones através do retorno da recolha de rolhas.
O projeto permite ainda promover o financiamento do programa “Floresta Comum”, que visa a preservação, plantação e conservação de espécies autóctones e ecossistemas mediterrâneos. Existe igualmente o objetivo paralelo de evitar aumentar as emissões de CO2 já existentes.
Atualmente, no concelho de Lagos, existem nove locais de recolha de rolhas de cortiça. Os recipientes estão devidamente identificados e encontram-se facilmente em alguns dos equipamentos municipais – Paços do Concelho Séc. XXI, Biblioteca Municipal, Mercado da Avenida e Mercado de Santo Amaro e Divisão de Ambiente e Serviços Urbanos da Câmara Municipal de Lagos – Chinicato e nas quatro Juntas de Freguesia.