Lagos vai promover um projeto que visa a reutilização de manuais escolares, através da recolha de livros junto de quem já não necessite deles, para redistribuição a quem o solicite.
O Projeto Concelhio de Reutilização de Manuais Escolares «Manual Meu, Manual Teu» vai começar em Junho e dura até Setembro, e terá como elementos centrais as bibliotecas escolares do concelho e a Biblioteca Municipal de Lagos. A iniciativa dirige-se a alunos do 5º ao 12º ano.
O «Manual Meu, Manual Teu» vem dar continuidade ao processo de recolha e entrega gratuita de manuais escolares já desenvolvido pelas bibliotecas escolares do concelho. Os interessados em doar, trocar ou recolher manuias escolares devem dirigir-se a estes serviços, nas diferentes escolas nos meses de Junho e Setembro, ou à Biblioteca Municipal, em Julho.
Após a troca de manuais, o aluno e o encarregado de educação deverão conservar o manual em bom estado para que este possa ser usado por outros colegas, no próximo ano letivo.
A ideia geral do projeto é «promover o espírito de cidadania e de partilha, consolidando dinâmicas de entrega e recolha de manuais escolares, numa ótica de promoção da reutilização dos mesmos», segundo a Câmara de Lagos.
«Esta iniciativa educativa e social resulta de um trabalho conjunto dos Agrupamentos de Escolas (Gil Eanes e Júlio Dantas) e da autarquia de Lagos, através da Biblioteca Municipal de Lagos e pretende otimizar os projetos existentes nos Agrupamentos de Escolas, consolidando práticas colaborativas com a biblioteca pública e contribuir para a sustentabilidade ambiental e promover o espírito de cidadania e de partilha», acrescentou a autarquia lacobrigense.